O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Um inadimplente quis representar 4 condominos na ultima assembleia. Isso é legal?

Por regina maria
Perguntou há mais de 1 ano

Um condomino inadimplente apresentou-se na última AGE como representante de 4 condôminos. Afirmou que ele não poderia participar pela sua dívida, mas que legalmente ele poderia participar - e votar - como representante de outros condôminos. Isso é possível? Isso é legal?
Nós aceitamos a presença na reunião mas a convenção não aceita que condôminos inadimplentes votem na AGE. Essa pessoa poderia ter participado e votado?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Ordenar:

Fabricio Paiva
Fabricio Paiva

Respondeu há mais de 1 ano

Mude a convenção para impedir isso, limitando o número de procurações para uma por patrono, e não permitindo que condômino represente outro condômino.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
COPS
COPS

Respondeu há mais de 1 ano

Regina,

Este é o ponto da questão, pois pelo seu texto ele estava representando outras pessoas e não a unidade dele que estava insolvente, de maneira que é legal sim.
Tenho visto diversos condomínios acabando com estas manobras simplesmente proibindo este artifício, ou limitando a representação a um único patrono.
Para isto se faz necessário mudar a convensão do condomínio, ok?
Sirvo-me desta oportunidade para lhe sugerir a çeitura da nossa cartilha SEU CONDOMÌNIO SEGURO! Com dicas e sugestões para aumentar a segurança nos condomínios residenciais.
Acesse o link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=RPYpVF-OIqg

www.cops.net.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Se ele tinha quatro procurações e se a sua Convenção não estipula limite para representação eu não entendo porque vocês não o deixaram votar as quatro vezes: Afinal ele não estava falando em seu nome, e sim em nome dos mandantes; esses estavam adimplentes e foram impedidos de manifestar sua vontade, é isso?

Bom, vamos esperar que esses quatro votos não mudassem o resultado das deliberações, ou lá vem problema.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
WALLACE ELIAS
WALLACE ELIAS

Respondeu há mais de 1 ano

Regina

Apenas há uma questão de interpretação ele não esta se representando , ele esta representando 4 condomínios adimplentes , não vejo problema tem legitimidade para faze-lo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Na minha opinião, ele pode representar esses 4 moradores, mas ele nao pode votar. Não vejo problemas; uma saída é alterar a convenção.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo J. Barbosa
Paulo J. Barbosa

Respondeu há mais de 1 ano

A pessoa deveria ter vergonha de aparecer na assembléia e ainda usar este argumento...mas infelizmente se a sua convenção não limita a quantidade de procurações, no meu ponto de vista é legal sim pois ele está representando unidades adimplentes.

Provavelmente este cidadão vai tentar usar essa manobra novamente, então é importante que os demais condôminos estipulem limites neste sentido.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Patrícia Cordeiro
Patrícia Cordeiro

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Regina você já conhece a empresa Garante garantia Condominial ela é especializada em condominios garantidos entre em contato a empresa pode esolver os problemas de inadimplência no seu Condomínio
Pensando em solucionar o principal problema dos Condomínios - o financeiro - a empresa Garante que atua há mais de 30 anos no Estado do Paraná com garantia condominial, traz ao Estado de São Paulo esta ideia inovadora que auxilia o Condomínio em seu cotidiano.
Trabalhando com o sistema de garantia condominial, a Garante na data do vencimento adianta ao Condomínio o valor integral das taxas condominiais, ou seja, a título de exemplo: um Condomínio com receita média de R$ 50.000,00 teria mensalmente o valor integral a sua disposição, na data programada, independente do pagamento da taxa pelo condômino no vencimento.
O sistema de garantia condominial proporciona ao Condomínio, administradoras e síndicos tranquilidade, segurança e garantia quanto aos compromissos assumidos, como por exemplo: salários dos funcionários, água, luz, manutenção, limpeza, e principalmente obras. Ressaltando que a Garante não substitui síndicos ou administradoras, mas sim trabalha em conjunto!
A garantia condominial, não significa nova despesa, mas sim um serviço que permite vários benefícios ao Condomínio como: recebimento integral da receita em atraso; cobrança jurídica mediante adiantamento das despesas judiciais e extrajudiciais a cargo da Garante, sem ônus para o Condomínio; cobrança realizada por profissionais qualificados, eliminando os problemas decorrentes da cobrança efetuada pelo próprio sindico; emissão dos boletos bancários para pagamento das taxas condominiais em qualquer agência bancária e casas lotéricas; envio dos boletos diretamente para o e-mail do condômino, e também via internet disponível em nosso site; no caso de despesas urgentes a serem suportadas pelo condomínio, é possível o adiantamento do montante necessário.
Estes são alguns dos inúmeros benefícios que a Garante proporciona ao Condomínio para auxiliar em seu cotidiano.
São Paulo - Rua Itapeva, 26 - 6º andar - cj 606 - Edifício Itapeva One / Fone (11) 3539-8865

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
COPS
COPS

Respondeu há mais de 1 ano

Regina,

Resumindo, a atitude é legal sob o ponto de vista jurídco.
Só não é legal sob o ponto de vista ético, mas para eliminar este problema você precisará convencer os demais moradores para mudar a convenção coletiva.

Boa sorte!

www.cops.net.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.