O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Vera Guedes

aprovação aumento tx cond. e rateio

Por Vera Guedes
Perguntou há mais de 1 ano

Boa tarde,

Aqui é complicado, sempre que tem assembleia nunca comparece a maioria, somos 64 condominos, mas quando são convocados não aparecem, sempre os presentes é de mais ou menos de 12 a 18 pessoas e são sempre os mesmos. Quero saber se posso ter problemas futuros com aprovação de rateios e aumento na taxa do condominio onde menos de 1/3 comparece?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Problema nenhum. Desde que fique muito claro no edital que você vai propor um aumento, quem não for que se dane, maioria dos presentes resolve.

Dica: faça uma boa previsão orçamentária comprovando a necessidade desse aumento. No meu ponto de vista aumento nesta época do ano é porque algo saiu da rotina. E se ainda assim "as crianças" não quiserem aprovar o aumento, pergunte o que você deixa de pagar.

Claro que meu conselho só vale para as despesas ordinárias; se estamos falando de criação de novas depesas, veja o quórum previsto na sua convenção.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo J. Barbosa
Paulo J. Barbosa

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Vera,

Fique tranquila. Todo condomínio obrigatoriamente necessita de rateio de despesas. Se todos os condôminos foram convocados e somente um pequeno grupo comparece, então subentende-se que os demais concordam tacitamente com o que os "presentes" decidirem.

Existem situações específicas que exigem quoruns diferentes (maioria dos presentes, maioria do todo, 2/3, etc.) Mas para decisão de taxas condominiais somente a maioria presente na assembléia já é o suficiente para decidir.

Abraço,

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Prezada Vera,

Esse tipo de assembléia é decidido por maioria simples. As pessoas que não foram à assembléia são obrigadas a acatarem as decisões que foram tomadas. Tanto a prestação de contas com possível reajuste da taxa condominial, como eleição de sindico e de conselheiros é por maioria simples.
Fique tranquila e se alguém reclamar diga a esse morador que o local para reclamar, sugerir, é a assembléia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.