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Alcino Pascoal Reis

Trocar a empresa de portaria e jardinagem, resultando em aumento do condomínio mensal pode sem AGE

Por Alcino Pascoal Reis
Perguntou há mais de 1 ano

Um Condomínio tem uma prestadora de serviços com um custo mensal por exemplo de 10.000,00 mensais e a Sindica e alguns do Conselho querem trocar por outra que custa uns 4.000,00 ou 5.000,00 a mais por mês. Isto irá representar ter que quase dobrar o valor do condomínio mensal. Pode fazer ou tem que convocar uma AGE, e tem que exigir algum quorum de aprovação, por exemplo dois terços ou com qualquer número de presentes aprovar.
Esta mudança praticamente so irá trocar os funcionários, pois as condições oferecidas pelo Condominio a Prestadora de Seerviços continuara a mesma, ou seja, continuarão com condições de trabalho deficiente. Querem jogar a culpa nos terceirizados atuais pela falta de estrutura fisica e local de trabalho dos funcionarios.

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Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Alcino,.

A contratação de empresas ou funcionários é de responsabillidade do sindico.
Voc~e já procurou saber porque ele quer trocar?`sefor uma pessoa séria, muitas vezes o serviço prestado tem sido muito ruim. Está difícl encontrar pessoas no mercado então opta-se por pagar mais.

Gostaria que voce contasse qual o valor era e o que vai ser; não um exemplo mas a situação de fato..

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Alcino Pascoal Reis
Alcino Pascoal Reis

Comentou há mais de 1 ano

A Sindica implicou com alguns dos funcionários, e no caso de um deles, por conhecer todos os moradores e até conversar com eles. Na minha opinião o problema pode até ser alguns funcionários não muito preparados, mas o porteiro conhecer todos os moradores e saber cada um de onde é, acho até uma vantagem, pois facilita o acesso e pode até ajudar no reconhecimento de algum problema causado por algum morador. Na realidade na minha opinião a culpa é da própria estrutura fisica e funcional da própria portaria, pois não tem nenhum tipo de intercomunicação com os moradores a não ser por telefone. Falta estacionamento para visitantes na portaria, e se a visita chega e o porteiro não consegue ligar para o morador, ou o visitante fica fora esperando a hora que o morador puder atender ou vai embora. O problema é que tudo nesta portaria esta antigo e sem conforto e condições para trabalho, pois é um lugar pequeno, sem banheiro anexo, com vidros de todos os lados,uma perfeita sauna. O porteiro tem que sozinho abrir e fechar os portões, atender os telefonemas, separar e entregar cartas aos que chegam, e ainda aguentar alguns moradores que param e querem conversar com o porteiro. Dá para imaginar uma situação destas. Portanto, na minha opinião simplesmente trocar a empresa e colocar o mesmo número de funcionários no mesmo local sem nenhuma condição de trabalho não vai resolver nada e irá subir pelo menos em 35 a 50% do valor cobrado hoje. Além disto falta educação e paciência tanto de moradores e principalmente de visitantes que não querem esperar autorização do proprietário para entrar no Condomínio, e xingam o porteiro, ofendem e forçam a barra para entrar. Falta total educação e os porteiros que levam a culpa. Se barram são ofendidos por visitantes e moradores, se deixam entrar são criticados pelos visitantes e moradores também. Conseguiu entender o drama. Eu preferiria reformar e melhorar bem a Portaria primeiro, arrumar um meio mais eficiente de comunicação da portaria com os moradores, e depois se não funcionasse trocaria a empresa. Para mim trocar funcionarios vai ser trocar 6 por meia duzia, com quase 50% a mais nas despesas, que representará aumento do condomínio para todos. Não sei se deu para entender bem ou se faltou alguns detalhes. Complementando: O portão ja´danificou 3 automóveis, e culpam sempre o porteiro. Ela deveria ter mandado instalar um sensor na entrada que teria evitado o segundo e terceiro acidentes. Por isto também acho que o problema não são os funcionários, mas sim a falta de condições próprias e funcionais da portaria. Conheci outra empresas e algumas oferecem outros beneficios como controle a distância por câmeras, mas se o funcionário simplesmente não tiver nem como ligar para um morador para autorizar a entrada de uma visita, nada vai melhorar. Para mim não é justificativa trocar por um custo bem maior, por exemplo:de 10.000 passar para 14.500,00 por mês, sob alegação principal que não gosta de tal funcionário por ser conhecido e amigo dos moradores. Espero que tenha entendido o drama.

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