O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Pode alguem chegar na AGE terminada e assinar o Livro presença?

Por mosar acioli de matos
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Mosar, Se a AGE terminou o livro de presença registrou os presentes. Se alguém chega depois não há como assinar. Essa "presença" depois da hora influenciou no resultado? Será que vale a pena cancelar tal assembleia só por isso. Verifiquem bem o custo x benefício desse procedimento. Mas que não pode, não pode!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Poder até pode, se o condomino insistir, mas como seu voto não foi computado/considerado nos assuntos da pauta, deve o presidente neste caso, colocar observação na ata que o dito condomino assinou a presença apos o termino da assembleia, para evitar qualquer discussão posterior e se possivel um condomino testemunhar.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde prezado,

Aqui temos mais uma situação de bom senso. Na verdade, o que mais temos em condomínio são situações de bom senso.

Assim, e mediante tal situação, recomendo que o representante da administradora/portador do livro de atas, explique que a assembleia já se encerrou e que não se faz necessário, muito menos coerente assinar o livro de presença, até porque, a assinatura poderá alterar o foco dos resultados das votações ocorridas na reunião.

Agora, se o mesmo insistir, até faria como o amigo abaixo, constar em ata que a unidade tal assinou o livro ao final da assembleia, já com os trabalhos encerrados, porém, eu bateria o pé, pois imagine, se ele não estiver feliz, vai procurar os direitos dele, e pergunto, quaal direito ele tem sobre uma situação desta. Não participou, não assina.

Abraços

Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Mosar,

Se a assembléia terminou, não há porque a pessoa assinar, já quje nada mais há a fazer.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edylson Campos
Edylson Campos

Respondeu há mais de 1 ano

Sr. Mosar, BOA TARDE.

Se a assembleia terminou - o presidente encerrou oficialmente os trabalhos - ninguém mais pode assinar o livro de presença.

Esta irregularidade pode até afetar a somatória do conjunto geral da fração ideal presente - por força disso comprometendo as votações que necessitam de quórum específico (2/3, etc).

O presidente da assembleia realmente errou.

Se o condômino não votou, e, nem participou tampouco dos debates, ele não pode assinar o referido livro atestando que lá esteve todo tempo.

O controle das assinaturas no livro de presença é fundamental para determinar alguns parâmetros numéricos durante os trabalhos em assembleia.

Não pode o livro, posteriormente, apontar um número diverso daquele que foi observado pelo presidente durante as votações. Este controle é fundamental para dar validade jurídica aos resultados obtidos.

Se houve algum comprometimento formal, reúna duas testemunhas que presenciaram a chegada desse condômino ao fim do encontro, e anulem oficialmente o registro da sua assinatura - isto se realmente vocês correrem algum risco de comprometimento de modificação nos resultados apurados. Caso contrário, deixe tudo como está - porque se não houve prejuízo real à pauta votada, arrumar confusão neste momento de nada valerá.

Vale o custo-benefício do que apurado em relação à pauta. Se não houve qualquer comprometimento nos resultados: esqueça e vire esta página. O fato pode ser apenas pontual.

Na próxima assembleia alerte o presidente sobre este fato irregular.

Boa tarde.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.