O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Eduarda Ricca

Ajuda para interpretação de convenção.

Por Eduarda Ricca
Perguntou há mais de 1 ano

No edital de convocação de assembléia,a síndica do meu prédio colocou como ordem do dia a votação de um condômino, para o cargo de sub síndico(inclusive já colocando o nome dele), que ela é visivelmente ligada em puxar o saco um do outro.Tudo que um fala o outro fala amém. Sem falar que em outras assembléias ela colocou ele como presidente e ponto e como ainda não tínhamos muitos moradores e os poucos que tinham quase não se pronunciaram ,ficou.
Na convenção fala que a síndica pode transferir para outra pessoa ,total ou parcialmente suas funções mediante aprovação em assembléia mais em outro artigo também fala que : Juntamente com o síndico,será eleito pela assembléia um sub -síndico.
Confesso que estou na dúvida pois acho que a mesma poderia alegar que no primeiro item fala que ela pode passar suas funções.
Gostaria de saber também se é legal o sub síndico também receber uma ajuda de custo. Pois na convenção diz que o administrador receberá uma importância mensal, que lhe for fixada pela assembléia.Então é só a síndica ou para o sub também ?
Pois tenho certeza que a síndica tentará dar um dinheirinho para o sub caso ele seja eleito.
Gostaria de saber se é legal ela já colocar o nome, que ela prefere, do sub síndico no edital ?
Peço que me ajudem a esclarecer para que eu possa ir segura do que vou falar na assembléia para acabar com o cabide de empregos administrativos.
Obrigada.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Edina Becher
Edina Becher

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Eduarda , a convenção do seu condomínio diz que a assembleia elegerá síndico e subsindico.

Se a síndica colocou no edital o nome de um candidato, isso não significa que não possa surgir outros, até mesmo na hora da eleição qualquer dos presentes pode candidatar-se. os moradores não são obrigados a votar nele.
Quanto a remuneração fica a cargo da assembléia que eleger o subsindico, resolver se o mesmo terá remuneração ou não e de quanto será .

Em relação ao artigo que fala sobre o síndico delegar a outros suas funções não tem nada a ver com o cargo de subsindico. Seria por exemplo para contratar uma administradora, um empresa de cobrança de condomínios, etc.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Sra, Eduarda, vamos por partes?
1º A Síndica (não deveria) mas pode colocar o nome de quem ela quiser. Não tem o menor valor, A Assembleia é quem decide, Acho uma falta de ética total, Chamo isso de "formação de quadrilha ou bando"
2º A Síndica pode transferir total ou parcialmente a parte administrativa OU de representação. Nunca as duas coisas. E o que ela transfere e para quem transfere a assembleia deve saber e deliberar.
3º Sindico e subsíndico recebem o que consta da convenção. Se não houver, a assembleia decide.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
CASSIA DALBON
CASSIA DALBON

Respondeu há mais de 1 ano

Lamentavelmente em muitos condominios ocorre o chamado "panelinha" e no meu ponto de vista todos devem ter pelo menos o minino de conhecimento de Leis, Direitos e Deveres, para poder em uma assembléia poder se manifestar de forma clara e objetiva.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.