O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Viviane nascimento dias Galuchi

O sindico esta alterando o salão de festas sem Assembleia.Posso nao pagar a taxa desta obra?

Por Viviane nascimento dias Galuchi
Perguntou há mais de 1 ano

Somos um condomínio com 3 prédios, mas o meu edifício brigou com o restante do condomínio fazendo uma gestão independente, fato ocorrido a cerca de 8 anos, antes de minha mudança. O subsindico e o administrador só repassa os custos e inclui tudo como manutenção.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Viviane, todo rateio extra de obra deve ser aprovado em assembleia, salvo obra de emergencia que se faz e depois aprova-se em assembleia.

Tentem conversa com ele sobre o assunto, caso não obtenha sucesso siga os passos abaixo:

No seu caso, reuna 1/4 dos condominos em assembleia e discutam o assunto, aprovem a obra ou não e se for o caso destituam o sindico por atitude arbitrária, praticar irregularidades.

Não pagar a taxa extra não resolve a situação e ainda a deixa como inadimplente, sujeita a protesto e ação judicial. Voce tem direitos, mas use-os de maneira legal.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Silvia Araujo
Silvia Araujo

Comentou há mais de 1 ano

Toda obra, salvo as de emrgencia só podem ser realizadas mediante aprovação e assembléia.
Entretanto, ficar sem pagar a taxa não é aconselhável.
Se for o caso, ingresse com ação judicial para discutir o fato e en quanto durar o processo faça os depósitos em juízo da taxa a ser contestada.Assim vc garante o seu direito sem ficar inadimplente.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Viviane,]

Esclareça melhor o que o sindico está alterando, não entendi.

Se consta na convenção que é um condomino só, como voces estão fazendo uma gestão independente?????

Isso é descumprimento da convenção.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Viviane se os três prédios são um único condomínio não existe como vocês fazerem uma administração independente nas coisas comuns.

Na minha visão você não pode simplesmente se insurgir e não pagar a taxa extra, melhor reunir 1/4 dos condôminos e convocar a AGE.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Viviane, não pagar nunca é a melhor opção de mostrar sua insatisfação, pois vc se torna inadimplente e perde o direito de participar das assemlbieas e assim poder votar.
Como já foi colocado aqui, não existe essa de brigamos com o restante do condomínio e fazemos administração à parte; e as eleições como ficaram? esse administrador está aí há 8 sem se sequer reeleito legalmente?!?!
Um condomínio com 1 ou 10 prédios é um condomínio e a administração pode ser descentralizada, mas muita coisa continuará sendo conjunta, a não ser que consigam se desvincular do restante do condomínio, mas aí formarão um novo condomínio com nova Convenção e novo CNPJ, isso até é possível, mas será necessário verificar a planta e acessos do seu prédio, processo judicial e muito trabalho e dinheiro.

Sobre obras, as emergenciais podem ser feitas antes da assembleia aprovar, mas sem ser emergenciais, devem ser aprovadas antes de serem iniciadas.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.