O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Eduardo

Como ser eleito síndico, se no dia da votação só tem eu e ele?

Por Eduardo
Perguntou há mais de 1 ano

Olá pessoal.
Já estou a 3 anos em um condomínio e nas assembleias, sempre esteve presente somente eu, o síndico e a representante da administradora.
Na última assembléia iria me candidatar a síndico, só que vi que o mesmo tem várias procurações se alguns moradores, então pensei, o voto dela vai valer mais, então desisti de me candidatar.
Mas depois li na convenção do condomínio um item, que diz, o síndico não poderá representar por meio de procuração nenhum morador.

Com essa notícia já vi que teria chances para a próxima assembléia, mas e agora, se só estiver presente eu e o síndico atual, quem fará o desempate?
O voto dela é maior, só porque ela tem algumas procurações? Ela pode falar que o que ta escrito na convenção não vale ou tentar mudar a interpretação?

Obrigado.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Se na convenção há o item que proibe procurações para o síndico então as procurações dele não valem. Converse com mais moradores para eles participarem da assembleia e faça o sua propaganda de que quer ser síndico e consiga adesões. Sem participação não se consegue nada. Consiga você algumas procurações, pois a convenção não impede de morador ter procurações, somente o síndico pelo que entendi.
Boa Sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo
Eduardo

Respondeu há mais de 1 ano

Sim é isso mesmo.
A questão é que os outros moradores são na sua maioria inquilinos, é tudo alugado para estudantes, pq o prédio é pequeno e perto de uma facul.

Então não conheço ninguém que seja realmente proprietário, além da síndica, hehe.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Eduardo, quem é o presidente da Assembléia ?
Ele não poderá votar se for candidato.
Ta aí a forma de você ser eleito só com o seu voto !!!
Boa gestão.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Eduardo, a Convenção é a lei maior do condomínio, o síndico não pode passar por cima de item algum que esteja lá definido. Para evitar atritos, converse com alguns outros condôminos adimplentes e peça que ao menos um deles consiga algumas procurações dos demais condôminos adimplentes (que estão quites com o condomínio) para que você possa ser eleito. Na assembleia, qdo a síndica apresentar as procurações, você lê a Convenção e desqualifica as procurações por ela apresentadas, ou seja, os votos que ela representa não serão válidos, aí se você conseguir que ao menos um dos condôminos com quem falou compareceça e traga ao menos uma ou duas procurações, você será eleito. Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo
Eduardo

Respondeu há mais de 1 ano

Oi. E. Rui Franco.
Nas última assembléias, eu fui o presidente.

Quer dizer que o presidente não pode se candidatar ou entendi errado?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Pelo que entendi, ela se candidatou e foi chapa unica.nem precisou utilizar as procurações.Veja na ata que a elegeu, como ficou, se esta registrado que ela utilizou as procurações, voce pode entrar com ação e anular a assembleia, pelo que rege a sua conveção.
Mas se na ata, só consta o voto dela, ai só na proxima eleição.Procure saber mais sobre os moradores do condominio derepente voce encontra alguem que é proprietario tambem.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.