O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Condominos não querem aumentar condominio e despesa supera receita. O q fazer ?

Por Vanessa S.Castro
Perguntou há mais de 1 ano

Sou sindica de um condominio onde em assembleia decidiram não efetuar saques na conta investimento. No entanto a conta corrente do condominio ficou negativa e tive por questoes de multas e pagto de salários baixar o valor correspondente e depois colocar de volta. Gostaria de saber juridicamente o que me respalda contra uma assembleia q não permite aumento de condominio, porém tbém não permite a retirada da conta investimento.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Mostre em assembleia todos as despesas e que o valor arrecadado não está sendo suficiente. Caso mesmo assim não aceitem aumento de condomínio, então coloque em votação quais as contas que deixaram de ser pagas e peça a autorização de todos para isto. Inclusive coloque não só o apartamento mas o nome de quem está assim decidindo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Vanessa, se o condomíno tem dinheiro investido como pode estar com a conta negativa?!?! Essa da assembleia não autorizar a retirada da containvestimento não serve, pois o condomíno tem que honrar seus pagamentos e se não tem saldo, deve resgatar, ou voc~es preferem pagar os absurdos juros bancários? E outra, síndico não é mágico que possa fazer conta desaparecer ou dinheiro brotar, é muito cômodo a assembleia chegar e falar: a taxa não sobe e não se mexe no investimento. Demonstre que as contas do condomínio estão fechando negativas, por isso, ou se mexe na conta investimento ou sobe o valor mensal, não há outra opção e coloque em votação. Se não conseguir aprovar o aumento da taxa entregue seu cargo, deixe os condôminos arcarem com essa responsabilidade, qdo tiverem a luz ou a água cortadas por falta de pagamento ou forem multados por atrasos no salários vão lembrar que foram intransigentes. Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Vanesa, Se você é a Síndica, tem que pagar as contas. Sob pena de ser responsabilizada. Quanto à assembléia não aprovar a retirada da conta de oinvestimento, ela existe ( se for fundo de reserva ), exatamente para cubrir o caixa . Se não estiverem contentes, pegue as contas a vencer e leve para eles pagarem. Chame uma AE. urgente com esses tópicos específicos e que assumam a responsabilidade pela inadimplência do Condomínio quero ver se eles terão peito para responder cível e criminalmente ( coisa que pode acontecer com você se não págar as contas ). Eu , e isso é uma opinião minha e não orientação. Se me deparar com uma situação assim, uso o fundo de caixa e qse não tiverem contente que entrem na justiça, ou que me destituam. Só que não vai ficar baratinho para eles e para o condomínio. Estou trabalhando com a hip´´otese de as contas serem as normais, e sem gastos extras ou desnecessários. Sómente o dia a dia. E que a projeção feita na AGO foi feita com essa visão.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Dulcinete Tereza
Dulcinete Tereza

Respondeu há mais de 1 ano

Srª Vanessa, boa noite
Consulte a Convenção do Condomínio, se nela constar cláusula que trate do assunto, como por exemplo: "O SÍNDICO ANUALMENTE DEVERÁ PRESTAR CONTAS E APRESENTAR PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA........." Convencionado, nenhuma assembléia poderá deixar de votar, seja dura, brigue se necessário, afinal, você é a Síndica eleita por eles para administrar também a parte financeira do condomínio. Boa Sorte.
Dulce

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Vanessa, isso já aconteceu comigo. Ninguém queria nenhum percentual de reajuste, então eu pedi para eles enumerarem o que gostariam que pagasse primeiro, o que era prioridade para eles e o que deveria deixar de pagar, pois eu não me responsabilizaria pelo que acontecesse se tivesse que deixar de pagar, por exemplo, a taxa de manutenção dos elevadores (19 andares).
Soliciteo ao secretário que colocasse a minha posição em Ata imediatamente eles votaram pelo reajuste.
Não precisa fazer muito esforço não, coloque nas mãops deles e exija que conste em ata.
Claro que você vai demonstrar, por gráficos, que a despesa é maior do que a receita. Não tem ouitra solução e não se preocupe que eles logo votarão à favor. Eu não acho que tenha que tirar o dinheiro da conta investimento, porque logo ela acaba e voce tem que fazer nova assembléia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Vanessa S.Castro
Vanessa S.Castro

Respondeu há mais de 1 ano

Obrigado a todos. Utilizarei alguns métodos que achei bastante interessante !

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.