O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Cláudio Bensabath Ornellas

É necessário que 100% dos condôminos votem a favor para que seja feita a individualização da água?

Por Cláudio Bensabath Ornellas
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Josué Peter de Oliveira
Josué Peter de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Cláudio, bom dia!

Eu entendo que sua pergunta tem um certo erro de abordagem. Primeiro, é necessário que seja feita uma avaliação por empresas especializadas no ramos, pois, pode ocorrer que o custo-benefício não compense toda essa obra. A situação se agrava, na medida em que o prédio é muito antigo.
Portanto, se você solicitar uma AGE, tendo como inclusão de pauta, essa avaliação, de preferência, por três empresas, pode ocorrer que você os convença a fazê-lo, ou até mesmo você poderá desisir dessa ideia. Ao decidir pela individualização da água, talvez voce tenha que ter um qorum específico dos condôminos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Cláudio entende-se que a individualização necessita da aprovação de 2/3 dos condôminos. Mas, eu como síndica, só farei qdo contar com 100% ou quase isso de aprovação, pois vamos ter que entrar e fazer obras em todas as unidades e fora o custo da instalação do hidrômetro em si, por vezes há os custos de refazer a alvenaria ao redor do hidrômeto .
Agora, se alguns poucos condôminos não aprovam de maneira nenhuma a obra, aí torna-se necessário entrar na justiça para derrubar a chamada "ditadura da minoria", pois o fato deles não concordarem não pode ser impeditivo para a realização de uma obra que vai beneficiar e fazer justiça a todos com a cobrança real do consumo de água de cada unidade.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Claudio,

A individualização da água agora é Lei. Não sei quantos anos tem seu apto., mas quanto mais velho, os medidores ficam para fora dos aptos. evitando aquela quevradeira de azulezos e etc.

O quorum exigido é de 2/3 dos moradores. Com isso, você pratica a jutsiça social, pois o morador paga pelo que consome. No caso de pessoa que mora sozinha e outra que tem 5 pessoas morando, há uma diferença enorme de gasto de água.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Josué Peter de Oliveira
Josué Peter de Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Apenas um adendo e, se eu estiver errado, por favor me corrijam. Resta saber se na Bahia já existe Lei que determine a individualização da água. Eu entendo que se houver lei nesse sentido e que se enquadre no condomínio do Cláudio, não há necessiadade, sequer, de Assembléia. Basta exigir o cumprimento da lei.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.