O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Lucas Goulart de Oliveira Couto

Instalação de interfone em nosso apartamento é obrigatória?

Por Lucas Goulart de Oliveira Couto
3 anos

Olá.

Moro em um apartamento a mais de 20 anos e minha mãe é a proprietária, recentemente a nova sindica propôs que todos os 120 apartamentos do condomínio instalassem interfone.
Na última reunião do condomínio a assembléia aprovou a compra e instalação dos interfone, minha mãe não compareceu nesta reunião.
Porém minha mãe não quer a instalação do interfone em seu apartamento alegando que tem o direito de decidir o que pode ser feito dentro da casa dela e que não quer o interfone.
Pergunto se minha mãe é obrigada a instalar o interfone na casa dela, e se não for obrigada que meios jurídicos e meios devemos buscar para uma alternativa que não seja a instalação do interfone, como por exemplo ela ter cópia das chaves de entrada do condomínio etc...

Agradeço.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (21)

Anônimo
Anônimo respondeu
3 anos

Lucas

A assembleia regularmente constituida tem o poder de realizar obras uteis no condominio, bastando apenas conseguir o quorum, que nesse caso é de maioria simples dos presentes em assembleia.
Porem, por se tratar de uma instalação nova do condominio, ninguem é obrigado a aceitar e pagar por essa instalação.

O importante é que o interfone oferece varios beneficios aos condominos, e sem o aparelho, sua mae não vai poder usufruir desses beneficios. Simples Assim.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
3 anos

Lucas eu tenho uma visão um pouco diferente: encaro que a instalação do interfone é uma obra útil, que deve ser aprovada por maioria dos condôminos e obriga a todos. Provavelmente a instalação da parafernália será pelo lado de fora das unidades e nada vai obrigar a sua mãe a instalar o aparelho dentro da unidade dela mas ela participa das despesas de instalação e manutenção.

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

DJ Silva Filho
DJ Silva Filho respondeu
3 anos

Foi aprovado em assembleia entao so resta a voces agora participar deste rateio contribuindo com esta despesa, quanto a instalação ela vai ser feita ja que foi aprovada, nao vejo motivo para recusa uma vez que tal recurso so agrega, mais voce pode deixar o mesmo desligado fica de enfeite ai na parede seja do lado externo ou interno.

Fabio Cogecon
Fabio Cogecon respondeu
3 anos

Lucas, uma vez devidamente aprovada em assembleia mesmo com oposição de sua mãe, a instalação será efetuada até o acesso apartamento. Dali para dentro somente se autorizado.
Agora pense comigo, vocês pagarão o serviço de qualquer forma pois o rateio será pago por todos independente de quererem ou não e mais para frente se vcs mudarem de ideia provavelmente vocês arcarão com um custo adicional pois o contrato com a empresa será para efetuar a instalação agora.
Além disso a falta de interfone trárá mais problemas e contratempo do que vantagem (que eu não consigo ver)

Elias Hastenraiter
Elias Hastenraiter respondeu
3 anos

Lucas
Sendo aprovado em assembleia cabe sua mae aceitar e se ela nao deseja pasmem, sera uma desvantagem para ela.

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
3 anos

Obra para todo o condomínio e aprovada pelo quórum correto tem que ser paga. Se não quiserem instalar o interfone dentro de casa, é direito de vocês mas o custo da infraestrutura terá que ser pago.

Lucas Goulart de Oliveira Couto

Pessoal, agradeço as respostas, mas vou clarear mais a situação pois esqueci alguns pontos importantes:

O condomínio em reunião aprovou a instalação dos interfones, isso incluiu o pagamento da mão de obra e a compra de interfones para cada apartamento, mas nem todos os condôminos estavam presentes na reunião.
Para instalar o interfone a empresa contratada tem de fazer um furro com furadeira na parede de fora da cozinha, pois a mão de obra somente levará fiação na área da cozinha, caso o morador queira a instalação em outra parte do apartamento deverá pagar a mão de obra à parte para a empresa. Tambem existe a opção de cada morador pagar pelo interfone sem fio, mas com o próprio bolso.

Ai que minha mãe não aceitou, ela não quer furar a parede da cozinha pois tem armários na parede e outras coisas que impedem o furo, Ai ela se sentiu no direito de não ter o interfone e quer uma alternativa que seja as chaves da porta de vidro que o interfone abrirá.

Ai estamos numa briguinha com a sindica pq ela nao quer dar a chave para minha mãe fazer cópia, pois quando o morador chegar na porta de vidro o porteiro abrirá a porta.

Agradeço as respostas, mas ainda estou analisando para minha mãe nao cometer besteira.

Paulo Ponso
Paulo Ponso respondeu
3 anos

Lucas,
Veja se a instalação do interfone não foi alguma exigência legal, vários prédios residenciais o Corpo de Bombeiros exige que haja uma forma se comunicação com cada apartamento para eventual necessidade de abandono do prédio, no caso, sistema de interfone ligado em rede de bateria. Acho que vale uma negociação amigável e voce aderir ao projeto aprovado em assembleia, é no mínimo um conforto adicional e trás maior segurança.

eng Paulo Ponso

Anônimo
Anônimo respondeu
3 anos

Lucas

A sindica é obrigada a fornecer as chaves da entrada do condominio, a todos os proprietarios que solicitarem.
trata-se de entrada comum a todos.

Regina celia abranches ferreira

As chaves devem ser disponibilizadas aos proprietários.
Quanto aos interfones, voce não estavam na Assembléia mas terão que cumprir o que foi definido, da proxima vez, participe e de sua opinião.
Assembleia é suprema, cumpre-se o que foi definido!

Joaquim Morais
Joaquim Morais respondeu
3 anos

Oi, Lucas,

O Assunto é muito simples. As chaves devem ser fornecidas a todos os proprietários, mesmo porque o interfone pode dar defeito e o direito de ir e vir tem que ser garantido, tá na Constituição.
Quanto ao interfone, o mais simples é você deixar instalar, porque, se no futuro mudar de ideia, teria que fazer de seu próprio bolso e sozinho, sem a ajuda do condomínio. Se não deseja que ele funcione, basta desconectar o cabo que liga o fone de ouvido à base. No dia que mudar de ideia, basta reconectá-lo. Assim você fica com as duas opções. É muito melhor, já que terá que pagar de qualquer jeito.

Fonte: Joaquim Morais - síndico profissional

Joaquim Morais

Fernando Fonseca
Fernando Fonseca respondeu
3 anos

Lucas sabemos que a assembleia é soberana e as decisões devem ser seguidas pelos presentes, concordantes ou não, e pelos ausentes, que assumem o fato de não "quererem" decidir. Todas as unidades deverão arcar com a parte do rateio financeiro que lhes cabe.
A colocação do fone na parte interna do apartamento depende do consentimento individual e se o morador não autorizar deverá arcar com os prejuízos advindos dessa decisão (falta de comunicação com a portaria, automatização para abrir a porta principal etc.).
O síndico ou a administração deverá gerar um termo de responsabilidade para aqueles que rejeitem a instalação do fone no interior da unidade.

Fernando Fonseca
Subsíndico
Condomínio Veneza Resort
gestão 2015/17

JORGE ROBERTO SIMÕES CORRÊA


É impressionante como determinados condôminos fazem tudo para obstar as ações que levem à melhoria da segurança em um condomínio. Estas pessoas não consideram que a instalação em tela vai melhorar sua própria segurança, evitando que "desconhecidos" sejam anunciados ao pretenderem se dirigir à sua unidade. O pior é que a portaria não tem como checar se os entregadores da farmácia, da pizza, do prestador de algum serviço, ou até mesmo uma indesejada visita, possa ter sua subida ao apartamento autorizada. Finalmente, cabe esclarecer que a prévia autorização do morador dificulta a entrada de visitantes indesejados. Se não houver a possibilidade de confirmação é muito fácil um malfeitor penetrar no prédio alegando que seu destino é aquele que não restringe qualquer incursão.
O(A) sindico(a) deste prédio deve padecer com estes "do contra"...
Parameter name: Invalid value for AbuseDescription
Actual value was É impressionante como determinados condôminos fazem tudo para obstar as ações que levem à melhoria da segurança em um condomínio. Estas pessoas não consideram que a instalação em tela vai melhorar sua própria segurança, evitando que "desconhecidos" sejam anunciados ao pretenderem se dirigir à sua unidade. O pior é que a portaria não tem como checar se os entregadores da farmácia, da pizza, do prestador de algum serviço, ou até mesmo uma indesejada visita, possa ter sua subida ao apartamento autorizada. Finalmente, cabe esclarecer que a prévia autorização do morador dificulta a entrada de visitantes indesejados. Se não houver a possibilidade de confirmação é muito fácil um malfeitor penetrar no prédio alegando que seu destino é aquele que não restringe qualquer incursão.
O(A) sindico(a) deste prédio deve padecer com estes "do contra"....

Fonte: Minha apreciação tem fulcro na minha experiência de síndico há mais de 30 anos.

jrsc

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
3 anos

Lucas Goulart - O condômino não é obrigado a fazer esta instalação do interfone dentro do seu apto, mas terá que pagar as cotas do rateio. Ele não querendo a instalação do interfone não quer dizer que ele não seja obrigado a pagar as cotas. A instalação do interfone só traz beneficio ao condômino, ele pode ligar para qualquer apto no condomínio, falar com o porteiro, saber quem esta chegando ao seu apto etc. Quando ao cobrado à parte isto é conforto e você tem que pagar por ele, se este for o seu desejo. Entrega de chaves da portaria não há a obrigatoriedade quando no condomínio existem porteiros 24 horas. Por uma questão de segurança, é melhor que mínguem tenha esta chave. Em uma assembleia você poderá discutir este caso com os condôminos presentes e se decidirem a seu favor, você terá a sua chave. Em condomínios são os condôminos que ditam as suas regras em assembleias e pela maioria dos votos, quando não existir a exigências de quórum específicos. 0k

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
3 anos

Lucas - é sempre recomendado que os condôminos participem nas assembleias. O assunto, com certeza, constou do Edital, portanto Vocês sabiam. É uma obra para melhorar a segurança e comunicação de todos. Não é obrigado a fazer a instalação dentro do apartamento, mas, será obrigado a cumprir a decisão da assembleia, ou seja, participar das despesas e guardar o aparelho para uma futuro aproveitamento. Anote, vai também participar do rateio do contrato de manutenção.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Adm. de Empresas, MBA em qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Sindico Profissional.

Alcides Bonato
Alcides Bonato respondeu
3 anos

Senhora!

A sua mãe está querendo caçar pelo em ovo. A assembléia foi soberana e todos cumprem, querendo ou não.
Assim aceita, ela paga a despesa e quando acessarem o apartamento dela, ela pode barrar a entrada da fiação em seu imóvel e não instala nada dentro do bem dela. Mas o síndico para garantir a boa lisura do Condomínio tem que exigir uma carta com afirmativa onde a senhora sua mãe se nega a permitir a entrada no apto dela. Esse documento resguarda ao Condomínio e à senhora sua mãe também. Quanto à chave, o síndico deve sim dar cópia à ela.
Isso pode ser uma das exigências do Corpo de Bombeiros e quem sabe até esse prédio não tem gás encanado e que futuramente pode ser exigido sim por lei. E a senhora sua mãe terá que fazer uma quebra de braço na justiça. Nisso, o Condomínio será multado periodicamente por não estar executando o que manda a lei. E aí??
Querendo ou não, temos que nos adequar às novas realidades, mesmo sabendo que respeitamos aos que não querem. As vezes nem é imposição do síndico e sim das leis. E temos que cumprir!
Fui síndico em vários prédios que morei e muitas vezes me ví em situação parecida, mas tive que obedecer a lei. Converse bem com a sua mãe e busque a compreensão dela, para que num futuro não haja sofrimento à ela nem ao Condomínio.
E.T - ela pode se negar em receber a fiação dentro do imóvel dela. Simples assim!!
Um abraço e boa compreensão à todos vcs

JORGE ROBERTO SIMÕES CORRÊA

Voltando a responder sobre o assunto em razão da diversidade das respostas, permito-me a lançar uma outra pergunta:
Se um morador deste prédio resolver não colocar fechadura em suas portas de entrada, será que o condomínio ficará, igualmente responsável, por tudo que possa acontecer naquela unidade ?
Guardadas as devidas proporções, a segurança do edifício ficará, igualmente, comprometida sem a utilização de dispositivos inibidores da ação indesejável de malfeitores.

Fonte: Bom senso e racionalidade

jrsc

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
3 anos

Jorge, claro que não.

Mariovaldo Gonçalves
Mariovaldo Gonçalves respondeu
3 anos

Pelo que entendi a sindica está preocupada com SEGURANÇA de todos, inclusive sua mãe.
Sugiro que atendam DELIBERAÇÃO responsável da Assembleia constituída.

Artur S Maciel
Artur S Maciel respondeu
3 anos

Bom dia, Lucas!

A SEGURANÇA de um condomínio começa com o bem estar de todos os moradores, sejam proprietários ou inquilinos. Se na Assembléia houve quorum e aprovou-se a instalação de interfones em todos os apartamentos, significa que o sistema deva sim ser instalado em todos, inclusive no seu.
Além de ser necessário, muito útil, auxilia a todos quando alguma pessoa precisa se comunicar com o apto, sem ficar batendo na sua porta, incomodando fora de hora. Fica mais fácil descartar a pessoa por interfone do que o porteiro ou qualquer outro morador deixar alguém (sabe-se lá quem, se parente ou algum meliante) subir até o seu imóvel.

SEGURANÇA é primordial em todos os lugares. Pense nisso.
Se sua mãe fizer questão de não usar é só desligar o aparelho da fiação, eliminando-o dentro de caso.
Quando ocorrer defeitos na central de interfone, haverá algum custo que todos, inclusive para o seu, que não terá como negar.
INTERFONE é equipamento importante e deve sim existir em todo e qualquer imóvel, seja condomínio ou uma simples casa. Auxilia na segurança dos moradores. Preste atenção nisso: Sua mãe não viverá eternamente. Um dia ela irá para a morada eterna e então outros continuarão morando no imóvel. Será que eles também terão a mesma ideia de não usar interfone?

Sou Síndico Profissional há muitos anos e cuido de alguns condomínios no meu bairro.

Fonte: Experiência própria há mais de 30 anos.

Artur S Maciel - Belo Horizonte - MG

Rafael R S Lima de Siqueira
Rafael R S Lima de Siqueira respondeu
3 anos

Lucas Goulart De Oliveira Couto,

Se foi decidido em assembleia deve ser cumprido. A instalação poderá não acontecer em sua unidade, mas terá que pagar.

Boa sorte,

Fonte: Sindiconet

RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.078 Compradores
347.087 Cotações
2.788 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...