O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

walter silveira alessi

assembleia para aprovação de contas ter a presença de 1/4 de moradores adimplentes e inadimplentes?

Por walter silveira alessi
Perguntou há mais de 1 ano

Nos moradores vamos realizar uma AGE para prestaçao de contas e esclarecimentos que nao foi efetuada no prazo(anual) sabemos que podemos destituir o sindico mas antes vamos realizar a assembleia que seria formada por 1/4 do moradores adimplentes e inadimplentes?somente na assembleia seria os adimplentes,naconvocaçao entra todos os moradores?

Walter

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

ozar scantamburlo filho
ozar scantamburlo filho

Respondeu há mais de 1 ano

boa noite walter!
vou pegar uma carona na sua pergunta: e se um dos membros do conselho estiver inadimplente, podemos rejeitar a aprovação das contas?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Walter,

Somente moradores adimplentes é que podem assinar o abaixo assinado, bem como somente os adimplenteds é que poem votar.
De acordo com o codigo civil, o proprietário só pode votar ESTANDO QUITE com a taxa condominial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Nananinha. Walter Vocês estão misturando as bolas.

Vocês precisam de 1/4 dos condôminos para convocar a AGE para prestação de contas. Esses condominos precisam estar adimpentes. No dia da assembleia, se for para apenas aprovar ou não as contas, basta que, em 2ª chamada maioria dos presentes aprove ou rejeite as contas. (De uma olhada na sua convenção, mas não acredito que ela disponha o contrário).

E PRESTE ATENÇÃO: A assembleia não pode deliberar se todos os condôminos não forem convocados, então ninguém fica de fora, adimplentes ou inadimplentes recebem a convocação, QUE DEVE TAMBEM RESPEITAR O PRAZO CONVENCIONAL.

Estou insistindo porque pequenos detalhes podem por todo o trabalho a perder, ok? Convoque a asembleia de acordo com o que determina a sua convenção.

Se vocês partirem para a destituição, mesma coisa para convocar a assembleia prestando atenção num detalhe: a lei anterior dizia que, no silencio da convenção, o síndico seria destituido por 2/3 dos presentes em assembleia, então se sua convenção for anterior a 2003 é provável que discipline o quorum para a destituição, veja porque será esse quorum que estará valendo.

Só mais um detalhe que também pode comprometer o trabalho: quando a gente fala Condômino a gente quer dizer o proprietário do ape ok? Se o morador for inquilino vocês terão que mandar a convocação para o dono. Morador não é necessáriamente condômino.

Boa sorte

OZAR - as contas estão certas ou erradas, não tente se pegar em detalhes alheios ao assunto, quem aprova ou rejeita contas é exclusivamente a assembleia OK? Fica se pegando em picuinhas e vai pagar o maior mico. Se o fulano está inadimplente cabe cobrança judicial, cabe até, quando o juiz decidir, leilão do ape. E isso não tem absolutamente nada a ver com o fato das contas estarem certas ou erradas. Você é o síndico?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
ozar scantamburlo filho
ozar scantamburlo filho

Comentou há mais de 1 ano

bom dia marisa!
aqui no condiminio, o cargo de sindico, subsindico e conselho, por muitos anos vem sendo usado como: clube dos amigos, balcão de troca de favores, cabide de emprego(prolabore 3 salarios minomos), etc.. tudo por conta de procurações. o sindico atual(subsindico assumiu por morte por morte do sindico) com auxilio do seu neto, estão fazendo cagadas em cima de cagadas(desculpe o termo), por este motivo, tenho conseguido um apoio de uma boa parte de condominos que deseja mudar esta situação.
tenho 53 anos, sou aposentado, tenho disponibilidade de tempo, e tenho vontade de mudar este quadro.
este ano (março) é ano de eleição, acredito que fazendo uma atualização da nossa convenção/regimento datados de25/11/1964, poderemos mudar tudo isto.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.