O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Marcelo Santos

Inadimplência condominial

Por Marcelo Santos
56 dias

Entendi, porém, a CEF está devendo a uma empresa de contabilidade que não presta serviço ao condomínio já faz um 1 ano. Perante a nova contabilidade que assumiu o condomínio, eu estou adimplente, sem nenhuma dívida. Por isso do questionamento.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
56 dias

Marcelo condomínio é o que se chama de dívida propter rem (por causa da coisa) e isso significa que a dívida é da unidade e não do dono dessa unidade. Se você não pagar o condomínio e vender sua unidade com dívida quem comprou sua unidade leva a dívida junto. E justamente por isso dívida de condomínio e de IPTU levam impiedosamente as unidades a leilão.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
56 dias

Marcelo - A unidade está inadimplente independente de quem seja o dono. Divida de taxa de condomínio leva a unidade a leilão. Melhor ir na CEF e ver o que acontece que ela não está pagando. Leva um documento do condomínio dizendo que a unidade está inadimplente. Enquanto perdurar a divida da unidade, quem seja o dono não tem direito a voto na assembleia, pois a unidade não está quite.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.1 0 de junho

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
56 dias

Se a CEF deve, não pode ser para a empresa de contabilidade, e sim para o condominio. Peça ao sindico para verificar essa questão com essa antiga contabilidade, pois é obrigação dele cobrar os devedores. Ou o sindico se baseia pela nova empresa, ou pela anterior. Se vc nada deve, por que não pede a essa nova contabilidade uma certidão negativa de debitos? se ela diz que vc está em dia, não poderá lhe negar a certidão.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...