Pergunta

por lei quantos meses o morador pode atrasar o condominio

Por lilian goncalves
Perguntou há mais de 1 ano

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Lilian,

Nao existe prazo detwerminando por quantos meses o morador pode atrasar o condominio. De preferencia, pagar sempre em dia.

Quanto aos atrasos, a partir de 1 mês o sindico já pode cobrar na justiça. Claro que não vale a pena pagar advogado para 1 mês, durante esse período é procurar manter o diálogo e cobrar amigavemente. Passou de 3 meses, cobrança judicial.



Se não for definido em convenção, deve ser realizado uma AGE para definir isso.


Joaquim,.

A unica coisa que a assembléia pode definir é o indice que vai utilizadop ara a correção monetária. Os juros e multa já estão definidos pelo novo código civil e a assembléia não pode mudar o que está na Lei federal.


Para comentar é necessário fazer o login, clique aqui.

A taxa nunca poderá ser atrazada,

Deverá ser feito cobrança com diálogo,

Caso o diálogo não resolva, espere acumular um valor, uns tres meses e caso não seja pago, entre na justiça.

Att.

Erickson Mattos



Lilian, por lei o condômino não deve atrasar o pagto da taxa, por isso foi instituida a multa de 2% de multa já no dia seguinte ao vencimento e onde é possível protesto, também no dia seguinte ao vencimento.
Normalmente, a assembleia é chamada para aprovar como será a rotina de cobrança do condomínio e assim definir com qto tempo serão emitidas as cartas de cobrança e iniciada a cobrança judicial.
OK?!



Lilian a lei diz que compete ao síndico cobrar os inadimplentes mas não impõe prazo de forma que fica a cargo do que cada comunidade acha conveniente.

Abraços