Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Moro em um condômino que permite o fechamento da sacada. Fechei a sacada e preciso por uma questão de bem estar colocar um aparelho de ar split. O que ocorre e que meu apto e de fundos e só tenho disposição de colocar aparelhos tipo janela, pois o prédio tem mais de 10 anos. gostaria de coloca-lo em abaixo da janela da cozinha que nao atrapalharia ninguém e tbm nao prejudicaria a estética do prédio. A pouco tempo atras solicitei uma reunião extraordinária com a sindica e conselho que aprovaram a instalacao, a sindica me pediu para fazer uma carta da reunião e assinou. Mas quando ela foi colher a assinatura dos demais condôminos uma SRa que gosta de criar caso, acabou causando um desgaste enorme sem qualquer motivo levando até mesmo a sindica atual a se desligar do cargo. O que posso fazer agora, pois moro em Blumenau uma cidade extremamente quente e nao estão me permitindo colocar o ar o que esta prejudicando meu bem estar e direito .
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Fernando a lei 4591 até permitia que o condômino mudasse algum item da sua fachada, mediante a autorização de todos os demais. Só que lei 10406, que é a que atualmente vige, não repete essa possibilidade, simplesmente proíbe a alteração, de forma que mesmo a síndica pedindo a autorização porta a porta, isso estaria irregular. E se um condômino não quer autorizar, então não faça.
Veja, para se colocar um aparelho de ar condicionado que não esteja contemplado no projeto original do prédio, é preciso que vocês providenciem:
- laudo elétrico do prédio para saber se a fiação comporta que TODOS os condôminos coloquem o aparelho, e é prudente que cada condômino apresente o laudo elétrico de sua própria fiação.
- laudo estrutural para ver se o prédio suporta todo esse peso extra, e para definir onde o aparelho será instalado (ou alguém vai largar broca em viga de sustentação)
- projeto para a recolha do gotejamento, é preciso definir que o gotejamento não caia na cabeça dos passantes; como no seu caso existe sacada esse item nem é tão importante quanto ao ar condicionado da sala, mas e nos quartos?
Percebe que a coisa não é simples?
E espero sinceramente que o fechamento da sacada tenha sido devidamente averbado nas matriculas dos imóveis, e que vocês tenham tido o cuidado de alterar as plantas na prefeitura ou "era uma vez o financiamento de imóveis" por aí.
As pessoas às vezes acham que tudo é simples e que podem tudo dentro da propriedade que compraram, mas mesmo a propriedade é relativa e depende de atender às leis. Qualquer financiamento bancário dando como garantia o imóvel será verificado pela engenharia da Caixa; se o físico não bater com a documentação, e se o engenheiro estiver atendo para isso, vocês podem ter problemas.
Boa sorte
Fernando, instalar ar condicionado não é algo tão simples: eu qeuro, então fura-se a parede, coloca-se os duto e pronto; é necessário estudar as estruturas física e elétrica do prédio, e lembrar que se um pode todos podem, então se for possível tecnicamente, deve ser necessário padronizar para que se muitos resolverem instalar, não fique algo esteticamente feio, como vimos com frequência, pois aí desvaloriza o patrimônio de tdoso..
Sendo asism, só a assembleia pode aprovar tal instalação; mobilize demais condôminos que estejam com o mesmo problema e levem o assunto para a assembleia, duvido que só vc passe por calor aí no prédio, não!?!.