Pergunta

João de barro constroi casa em saca
Por SILVIO CARLOS FRANCISCHETTI JUNIOR
Perguntou há mais de 1 ano
Boa tarde,
Um joão de barro está construindo um ninho na sacada de uma moradora de andar alto. Quando chove, o barro que cai está sujando as sacadas dos andares inferiores, ocasionando transtornos com os moradores atingidos.
A moradora onde o João de Barros está construindo o ninho está se recusando a retirar o ninho por diversas questões.
Na convenção de condomínio diz que é proibido jogar objetos e afins das sacadas.
Essa proibição constante na convenção poderia ser usada como argumento para obrigar a retirada do ninho?
Att,
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (5)
Ordenar:
Silvio, é uma questão complicada, joão de barro não fica muito tempo no mesmo ninho, geralmente eles vão trocando de acordo com as condições climáticas da estação, tendo dito isso se os pássaros abandonaram esse ninho vocês poderão exigir a remoção do ninho sem problema nenhum, agora se houver filhotes é melhor não remover o ninho, chamem os bombeiros ou o ibama para terem certeza de não estarem cometendo nenhum crime ambiental.
Com relação a sua pergunta final, depende do local onde o ninho foi construído, geralmente eles constroem o ninho no peitoril e nesse caso a remoção seria de responsabilidade do condomínio.
Assinatura: Derek
Derek,muito grato pela sua resposta. Só complementando, o ninho está em fase inicial de construção e sim, está no peitoril da sacada. Grato.
Como está no peitoril você pode contratar uma pessoa para descer na corda, remover esse ninho e aproveitar para limpar a parte da parede que estiver suja de barro.
Assinatura: Derek
Silvio - João de barro é capaz de deixar um bairro sem luz, construindo a sua casa nas travessas de madeira existente no poste. Não pelo fato da casa, mas pela limpeza do seu bico no fio de alta tensão. Ele morre, mais deixa o bairro todo sem luz. Já vi uma reportagem na TV que falava sobre isto. Portanto esta casa poderá ser removida. O seu problema será, fazer esta condômina entender que o pássaro é o responsável involuntário pela sujeira e as consequências jurídicas que poderá causar, a casa caído por qualquer motivo. A condômina como tem o pode de raciocinar e não quer que a casa seja destruída, era será responsável direto pelo danos e sujeiras, sendo a causadora direta da questão porque ela tem o poder de raciocinar. Portanto você poderá multa-la e na sua convenção deve ter um item que fala de objetos deixados nos parapeitos de sacadas e janelas. Escreva antes uma carta responsabilizando-a pelos danos ocorridos e os que poderão ocorrer. Veja qual será a reação dela. Não aceitando, comunique-se com a Prefeitura, Ibama ou os Bombeiros. Esta casa é um risco aos transeuntes ou veículos. 0k
Fonte: Pessoal
Assinatura: Geraldo Majella da Silva
Desculpem mas eu defendo o joão de barro. E se fosse dona da sacada em questão estaria mobilizando até a imprensa em defesa deles.
"É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas". (Antoine de Saint-Exupéry)
http://radionajua.com.br/noticia/noticias/irati-e-regiao/joo-de-barro-causa-curto-circuito-e-deixa-moradores-de-irati-sem-luz/30325/
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/04/joao-de-barro-e-responsavel-por-10-da-queda-de-energia-em-sc.html
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/joao-de-barro-conheca-o-passaro-construtor-e-sua-lenda-indigena
Assinatura: Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com