O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
William Fukui

O síndico pode fazer obras e mudanças a sua maneira sem aprovação dos moradores/proprietários?

Por William Fukui
35 dias

Boa tarde. O síndico tem feito várias obras como quer:
1-colocou um dispositivo no portão de entrada onde agora os moradores que tem que abri-lo.
2-decorou o hall de entarda do prédio da maneira que lhe agrada, com espelhos e plantas que logo morreram.
3-colocou uma caixa de correio enorme (que chamo de marmitão)no hall de entrada.
4- removeu um telhado zen de madeira do jardim pois ele não gostava.
5-comprou brinquedos para o playground
7-colocou barras de ferro no estacionamento por que uma mãe pediu.
Lê pode fazer sem a opinião e aprovação dos moradores/proprietários?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (14)

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu
35 dias

William:
Se vocês condôminos vão deixando ele realmente faz o que quer. Se movimentem e peçam esclarecimentos ao síndico.

Fonte: Eu

Juliana
Juliana respondeu
35 dias

Vou aguardar responderem a você, pois também quero saber.
Aqui o síndico colocou plantas novas (a escolha dele), pintou a quadra sem nem passar um comunicado,
podou árvores, pintou faixas na rua que não existiam, pintou a academia.... e nada nada foi comunicado.

Só vemos fazer.
Eu até ler o seu, achei que era a função dele fazer o que ele achasse que era bom para o condomínio.
só incomoda não passar comunicado... por exemplo você chega na quadra pra usar está pintando....


Enfim, vamos ver as respostas.

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
35 dias

Boa tarde! Quando os condôminos ficam de braços cruzados olhando isso acontece,do contrário vocês já teriam - o destituido do cargo.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

William Fukui
William Fukui respondeu
35 dias

Agradeço a ajuda até aqui mas posso dizer que já fiz de tudo falei diretamente com o síndico, solicitei reunião, fui na administradora e sabe o que dizem ambos? Resumindo ele faz o que quiser desde que seja " pequenos valores" como 2, 4, 5, 10 mil reais...era para ter um texto mais completo aqui mas ultrapassou o limite de caracteres permitido.
A última alternativa e mais eficaz será se ele está de acordo com a lei, por isso perguntei aqui, é a última esperança.

Luma Conservação e Zeladoria
Luma Conservação e Zeladoria respondeu
35 dias

Olá William, tudo bem? O síndico, por força de eleição, tem o direito a tomar as decisões que ele entender serem necessárias. Ele deve prestar contas de suas decisões, já que ele administra o dinheiro coletivo. Sugerimos que na próxima assembléia sejam solicitadas as explicações, para que fiquem registradas em ATA, bem como a solicitação de acompanhamento das comissões internas (caso não existam, talvez seja o momento de criação).

Grupo Luma Facilidades
(19) 3113-3737
www.grupoluma.com.br

William Fukui
William Fukui respondeu
35 dias

Boa tarde, obrigado pela resposta
Então infelizmente minha última esperança morreu...rsrs...rir para não chorar
Pq o resumo é este mesmo então? ele gasta fantasia o prédio como quer um puro carnaval a maioria dos moradores são omissos e meu investimento só desvaloriza...
Brasilsilsillll...

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
35 dias

William, boa tarde. Claro que pode, não fez? Depois de pronto é mais difícil de impedir, tudo o que fez teria que ter havido assembleia. E se deixarem vai fazer mais.

William Fukui
William Fukui respondeu
35 dias

Boa noite obrigado pela resposta mas agora fiquei confuso, afinal ele (síndico) pode ou não fazer as obras (como acima citado) sem votação em assembleia?
Pq li aqui no site e entendi que seria necessário à assembleia, votação e que de acordo com a obra teria que ter 50% + 1 voto ou dependo 2/3 dos votos isso que preciso saber, na lei com total certeza.
Achei que o site aqui tivesse um responsável(ex: advogado) que conhecesse as leis e respondesse estas dúvidas. E se fosse para vias de fato contrataríamos eles.
Mas sou grato por toda a ajuda que estão tentando dar.

Sophistic Gestão Condominial
Sophistic Gestão Condominial respondeu
35 dias

Vamos tentar elucidar cada uma das questões, com base nas informações que você passou, ok:

1-colocou um dispositivo no portão de entrada onde agora os moradores que tem que abri-lo. | se ele fez isso por questões de segurança podemos considerar uma obra necessária, nesse caso e;e tem autonomia pra fazer.

2-decorou o hall de entarda do prédio da maneira que lhe agrada, com espelhos e plantas que logo morreram. | trata-se de um obra voluptuária, nesse caso ele teria que ter feito uma Assembleia e ter obtido a aprovação de no mínimo 2/3 dos condôminos.

5-comprou brinquedos para o playground | trata-se de um obra voluptuária, nesse caso ele teria que ter feito uma Assembleia e ter obtido a aprovação de no mínimo 2/3 dos condôminos.

7-colocou barras de ferro no estacionamento por que uma mãe pediu. | parece ser uma obra útil, nesse caso teria que ter convocado uma assembleia e obtido a aprovação da maioria dos condôminos.

3-colocou uma caixa de correio enorme (que chamo de marmitão)no hall de entrada. | me parece ser uma obra útil, nesse caso teria que ter convocado uma assembleia e obtido a aprovação da maioria dos condôminos.

4- removeu um telhado zen de madeira do jardim pois ele não gostava. | se essa foi a razão me parece obvio que não poderia ter feito isso.

Roberto Gomes - Síndico Profissional
roberto@sophisticgestao.com.br
www.sophisticgestao.com.br

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
35 dias

Willian - Síndicos são os gestores de um condomínio e não ditador do condomínio. Síndico cumpre a Lei e todos os itens constantes no artigo 1.348 da Lei 10.406/02 que instituiu o Código Civil Brasileiro. Respeitando a convenção e RI e fazendo com que os condôminos as obedeçam, nem que para isto, tem que adverti-los e multa-los.
O síndico tem o dever de fazer a manutenção e a conservação do seu condomínio, mantendo a sua originalidade. Todos os gastos do condomínio tem que ser previsto na previsão orçamentária anual, portanto o gasto com a manutenção e conservação tem que fazer parte deste orçamento e para usar esta verba, ele não tem que solicitar autorização de ninguém. Veja bem: Tudo que você menciona na sua pergunta, não se relaciona a manutenção e conservação do condomínio, sendo estas, novas obras e novas aquisições, como os brinquedos. Portanto, o Síndico não poderia realiza-las sem aprovação de uma assembleia, afinal, é um valor gasto sem constar na previsão orçamentária. Agora você pergunta o que poderemos fazer. Se as obras já foram concluídas, só restas a você ter o apoio de pelo menos ¼ dos condôminos e destituí-lo deste cargo por má administração, elegendo outro condômino para ocupar este cargo que esteja compromissado com condomínio e condôminos, sem ser um ditador. Será que os demais condôminos concordarão. Se você não tentar não ficará sabendo, não é. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

William Fukui
William Fukui respondeu
35 dias

Muito obrigado...muito obrigado mesmo pelo tempo que vocês se dispuseram para ame ajudar e ainda com detalhes até do que fazer...era exatamente isto que acreditava e procurava...estou neste condomínio há pouco mais de um ano, onde após poucos meses este cidadão assumiu mudando totalmente como as coisas caminhavam e com a ajuda da administradora pois fiz exatamente estas perguntas e eles esperaram o síndico voltar de férias para responderem em conjunto e dizendo que estava tudo ok...o problema é que neste prédio a maioria dos proprietários compraram como investimento quase nunca estão aqui ou alugam, então nas reuniões e sempre o grupinho fechado do síndico com conselho e seus amigos nas reuniões isso ainda nem da 50 pessoas num prédio com 108 apartamentos.
Mas está ótimo com essa certeza amparado pela lei vamos a Luta, vou atras dos proprietários até na casa deles se for preciso...
Mais uma vez muito obrigado

Guardian Predial
Guardian Predial respondeu
35 dias

Bom Dia Willian,
Melhor coisa procurar um advogado

Guardian Predial - Para mais informações contacte-nos através do telefone (11) 94007-1273 ou pelo e-E-mail: contato@guardianpredial.com.br
www.guardianpredial.com.br

Dom Impermeabilizações
Dom Impermeabilizações respondeu
34 dias

Depende do que está previsto nas regras internas

DOM impermeabilizações. Especialista em impermeabilizações por infusão química. Serviço rápido, de baixo custo, sem quebradeiras, interdições e com 15 anos de garantia. Dúvidas? Ligue: (11) 3090-4336 ou envie um WhatsApp para (11) 97080-2381.

PBR - Perícias de Engenharia Civil

Existem obras e benfeitorias de emergência, necessárias e voluptuárias. Para aprovação existe o quorum estabelecido em Lei e na Convenção.
Por exemplo, a benfeitoria de número 1, pode ser entendida como segurança, logo é necessária;
A de número 2, é benfeitoria voluptuária.
Quando a obra é de emergência não precisa de autorização da assembléia.


PBR PERÍCIAS DE ENGENHARIA
Paulo Bregalda - Engenheiro Civil
paulo.bregalda@terra.com.br - Tel.: (21) 99611-0933

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...