O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

fundo de obras

Por ROGERIO PINHEIRO NUNES
Perguntou há mais de 1 ano

Nossa convenção prevê apenas fundo de reserva para despesas eventuais. A AGE pode deliberar a criação de um fundo de obras?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Rogerio, sua convenção preve somente o fundo de reserva, pois é obrigatorio, no entanto podera sim ser criado um fundo de Obras, aprovado em assembleia, tendo em vista a necessidade do edificio, como por exemplo, pintura que é cara e somente atravez de um fundo mes a mes é que se consegue realiza-la.

Veja que obra vai fazer e o quorum necessário, e aprovem em assembleia a obra e a criação do fundo com destino exclusivo para a obra aprovada.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
ROGERIO PINHEIRO NUNES
ROGERIO PINHEIRO NUNES

Comentou há mais de 1 ano

Ok, Francisco. Há a necessidade de manutenção/intervenção na fachada externa devido a infiltraçoes no interior de algumas unidades e reforma no piso da garagem devido a trincas. Dessa forma, acredita ser uma obras classificada scomo "obra necessária" cujo quorum para aprovaçao em AGE é de maioria dos presentes. Estou certo?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco carlos goldbaum sant
francisco carlos goldbaum sant

Respondeu há mais de 1 ano

Sim , a assembléia pode aprovar fundo de obras , sem nenhum problema . O detalhe importante é que deverá estar muito claro na convocação a que obras vai se destinar tal fundo e ainda é muito bem recomendado que o valor total ou aproximado , seja mencionado . Constar também o quorum necessário e nunca misturar na pauta , se for caso abrir sub itens , conforme os tipos de obras , uteis , necessárias ou voluptarias . Caso estas precauções não sejam tomadas qualquer condomino , bastando unico condomino , poderá pedir anulação da assembléia e/ou deste item da pauta . A situação que pega é que o condomino não deve ser surpreendido em assembléias tendo que votar sobre valores as vezes vultuosos , não previsto no orçamento anual e sem nenhuim tipo de planejamento anterior ou consulta prévia .

Fonte: auto didata

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
ROGERIO PINHEIRO NUNES
ROGERIO PINHEIRO NUNES

Comentou há mais de 1 ano

Ok. Acredito ser uma obra necessária (Manutenção/intervneção em fachada externa por infiltração em unidades privadas e também reforma da garagem por trinca nos pisos. Posso no edital de convoação anexar uma planilha com os orçamentos para que todos já possam ter a noção do investimento necessário? E quanto ao quórum para aprovação: maioria dos presentes?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Alex Marcelo
Alex Marcelo

Respondeu há mais de 1 ano

Com certeza, porém fica mais transparente vc orçar a obra e ratear as despesas.Assim os condôminos saberão exatamente o que estão pagando.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Rogério,
Parabéns pela gestão transparente.
Um texto sobre fundos:
* www.sindiconet.com.br/6964/Informese/Finanas/Fundo-de-Reserva-de-Condominios

Apenas para enriquecer o que Francisco postou.

Pessoalmente acho interessante a criação de fundos pois evita as taxas extras.
No "meu" condomínio temos fundo de 13o.e férias, que evita o rateio p/ pagamento desses encargos, fundo de manutenção - que abriga todos os contratos de manutenção, compra de peças de reposição, etc e até fundo de inadimplência - que o nome já traduz.
Hoje a inadimplência está baixa - 5% - e até já pensamos em tirar esse fundo de inadimplência, mas isso teria que acompanhar a definição clare de política de combate a inadimplência para QUALQUER SÍNDICO que assuma o cargo nos anos vindouros!

Parabéns!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.