O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O síndico aprovou o livro de Prestação de Contas em meu lugar de conselheira. Qual atitude tomar?

Por Maristela Mariano
Perguntou há mais de 1 ano

Estou conselheira desde 2011 e o atual síndico assinou em meu nome o livro de prestação de contas sem responder as minhas perguntas/ressalvas, ou seja, eu nao havia "aprovado" o livro ainda e ele assinou assim mesmo. O que fazer numa situação dessas? Obrigado.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Maristela conselho não aprova contas, apenas dá um parecer sobre elas, quem aprova ou não é a assembleia. Se o síndico falsificou sua assinatura entre com processo criminal contra ele.
]
Fui

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Maristela, a resposta da Marisa esta perfeita.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Quando da realização da próxima AGO, a senhora será convidada a "dar seu parecer" sobre as contas do Síndico (está na Lei). Nessa oportunidade a senhora apresente seu parecer e a ressalva do que o síndico fez e deixa ele se explicar.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Maristela,

O que o sindico fez é crime. Voce pode acioná-lo por falsidade ideológica pois um bom técnico em comparar assinaturas vai perceber que não é a sua.

Independente disso, os conselheiros analisam as pastas, se hopuver alguma irregularidade são obrigados a informar aos condôminos através de carta, porém não aprovam as contas. Eles podem sugerir que as contas sejam aprovadas porque ao examinar as pastas não encontraram nenhum problema.

Quem aprova as contas são os condôminos em assembléi geral ordinária.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edina Becher
Edina Becher

Respondeu há mais de 1 ano

Sra, Maristela pelo que entendi a senhora verificou o livro, ficou com dúvida em alguma questão e sem assinar o livro o devolveu para que o síndico respondesse o seu questionamento e só então a senhora assinaria.
Ele não respondeu, ignorou seus questionamentos; até ai problema dele porque na verdade o conselho não aprova ou desaprova as contas, ele faz essa verificação que a senhora fez, corretamente, e questiona o síndico em caso e alguma duvida, se ele quiser pode justificar, explicar, responder.

É para a assembléia de moradores que os membros do conselho deveram reportar-se dando seu parecer sobre as contas, se a senhora questionou não obteve resposta, exponha ao moradores nessa assembléia. Ai então ele talvez se interesse em responder e mesmo que a senhora não aceite a resposta se a maioria dos presentes aceitar e aprovar, aprovado está.

Agora essa questão dele ter assinado pela senhora, isso sim é grave. Como assim ele assinou? Falsificando a sua assinatura? Isso é crime. Exponha isso na assembléia também.
E procure entrar em contato com os outros membros do conselho para saber se eles estão cientes dessa situação.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Maristela, os colegas entenderam que o síndico falsificou sua assinatura é isso? Se foi é crime, eu estou entendendo que ele assinou (assinatura dele ) no seu lugar, como que sobrepondo o cargo de sidnco ao de conselheiro nas assinaturas, só isso.
Mas, essas assinaturas não dizem nada a não ser que vc viu e está vistando, assinando o livro, o que aprova mesmo as contas é a assembleia de condôminos e nessa assembleia os conselheiros darão o seu parecer se as contas podem ou não ser aprovadas com base no que analisaram ao longo do ano, aí a assembleia aprova as contas.
Aqui meus conselhreiros nem sempre assinam as pastas, todos vêm alguns até questionam ou fazem algumas observações, mas as vezes esquecem de assinar, eu digo esquecem pois é o que me respondem qdo pergunto "Puts, Angela, esqueci de assinar? E precisa?" Aí respondo que se não quer assinar não precisa o importante é que tenha visto, se viu é o que importa.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.