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Rodrigo Soares

Cota de Saco de Lixo e Material de limpeza

Por Rodrigo Soares
1 ano

O condomínio em que moro mês sim, mês não coloca cota para saco de lixo e material de limpeza, valor este em separado do condomínio, ou seja, como cota extra de despesa ordinária. além disso ainda existe uma cobrança em separado com relação a luz e força.

A minha dúvida é se eu realmente sou obrigado a pagar as cotas para material de limpeza e saco de lixo, além da despesa com luz, esses valores não deveriam estar inclusos na despesas do condominio? (no valor mensal do condominio). na prática além do valor do condomínio, eu pago em separado: luz, material de limpeza e saco de lixo.

OBS: a ultima AGO não fez menção a essa cota para material de lixo e limpeza (que é a mais absurda) e que a meu ver não deveria estar incluiida no valor do condominio, mas existiu autorização para eventuais outras cotas.

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Respostas (4)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
1 ano

Todas as despesas ordinárias assim como sua forma de cobrança são livremente negociadas na AGO que define a previsão orçamentária. Uma previsão orçamentária bem feita e consistente realmente prevê todas as despesas ordinárias e não precisa, ao longo do período, pôr a mão no bolso dos condôminos. Entretanto vale o que a assembleia decidiu. Pelo seu relato a assembleia deu ao síndico um cheque em branco para "eventuais cotas". Chamem a assembleia novamente e façam bem feito desta vez.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Antonio Cavalcanti
Antonio Cavalcanti respondeu
1 ano

Pelo visto não foi feita uma previsão orçamentaria

Tony Cavalcanti
Administrador de Empresa / Síndico Profissional
www.tonycavalcanti.com.br
tony@tonycavalcanti.com.br
(21) 96436-1048

Henrique Vianna
Henrique Vianna respondeu
1 ano

Foi mal resolvida a questão do orçamento e do rateio na AGO. A única solução é realizar outra assembleia e redefinir o orçamento, fixando, de uma vez, todas as despesas ordinárias. Quanto à luz, é costume fazer o rateio separado, porque como varia muito de valor pode acabar atrapalhando a gestão do orçamento. Mas isso também precisa estar definido na assembleia.

Henrique Vianna - www.hvpropriedadesecondominios.com.br

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
1 ano

Nao faz sentido separar os gastos com material de limpeza, que são despesas ordinarias, recorrentes.

Luiz Leitão da Cunha
luizmleitao@yahoo.co.uk
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