Tivemos eleição para sindico , mas, o salário não foi aprovado na assembleia?

Conforme reunião do dia 02/02/2019 em que presidiu (administradora) a assembleia com os seguintes assuntos : a) Prestação de contas 2018, (aprovado por todos) segundo a ata b) Previsão orçamentaria e aprovação de taxa condominial para 2019; ( aprovado o aumento dos 5% (cinco por cento), lembrou ainda que o valor atualizado já viria no mês seguinte e que caso o condomínio precise, irá convocar uma assembleia para aprovação de aportes financeiros durante o ano) c) Apresentação de chapa para sindico, subsíndico e conselho. Eleição em 23/02/2019. O Sr. José Mário informou que o mandato dele terminará em breve e que não tem intenção de reeleição, devido ao salário pago, pois se dedica durante todo o dia ao condomínio, e ainda lembrou que é o funcionário com o salário mais baixo do condomínio. Informou que para se reeleger, o salário teria que ser aprovado em R$3.000,00 (três mil reais), pois é a média do salário de síndico nos condomínios da região. Informou que quem quiser apresentar uma chapa, terá que ser apresentada no máximo até o dia 21 de fevereiro, pois no dia 23 de fevereiro, das 8h às 17h, será realizada a eleição. Haverá uma urna na sala da administração para serem colocadas as cédulas, de maneira sigilosa e esta será aberta para apuração dos votos na presença de alguns condôminos, às 18h. Um condômino informou que criará uma chapa e que irá trabalhar sem salário, questionado, disse é aposentado e terá tempo. A Sra. Ivana informou que as chapas serão divulgadas em todos os blocos e o Sr. José Mário informou a todos que apresentará sua chapa, mas que contará com o salário estipulado por ele. Uma condômina ressaltou que o sindico anterior recebia o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) e que não havia benfeitorias, prestação de contas e nem mesmo conta bancária, sem transparência e foram anos para conseguirem sair dessa situação, então se deve pensar antes de uma troca. O Sr. José Mário agradeceu os elogios cedidos a ele por muitos dos presentes. Um condômino sugeriu melhorias quanto à segurança e liberação de entrada na portaria e o Sr. José Mário informou que realizará uma reunião e treinamento com os funcionários, lembrando que foram realizados vários treinamentos, com entrega de apostilas e vídeos, mas alguns dos presentes solicitaram que fossem entregues advertências em caso de desídia. (NÃO APROVADA NA ASSEMBLÉIA SALÁRIO DE SÍNDICO) d) Proposta de investimento para 2019; APROVADA taxa em 12 (doze) parcelas no valor de R$50,00 (cinquenta reais), e) Demais esclarecimentos – processo Saneago. Conforme o exposto acima e segundo a letra c) Apresentação de chapa para sindico, subsíndico e conselho. Eleição em 23/02/2019; Sr. José Mário informou a todos que apresentará sua chapa, mas que contará com o salário estipulado por ele. quem estipula a REMUNERAÇÃO DO SÍNDICO não é o síndico e sim a assembleia conforme o estatuto : Artigo 35- O síndico será pago através de remuneração fixada em assembleia. Esta remuneração pode ser mista, compreendendo uma parte em moeda e outra com a dispensa de participaçao do rateio das despesas normais de administração e taxas de condominio. Viemos então pedir um parecer sobre o exposto acima da realização de uma assembleia para definir o SALÁRIO DO SÍNDICO para o período em questão 2019-2020 e sabendo da seriedade conforme conduz e foi apresentado na assembleia de PRESTAÇÃO DE CONTAS do nosso condominio. Ainda segundo o dicionário Aurélio: a)Eleição: Ação de eleger (escolher); ação de escolher ou de ser escolhido por meio de votação. b)Assembléia: Grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos. Tivemos a eleição e a chapa do síndico atual ganhou e na sua proposta tinha a pretensão salarial , mas, não foi discutido em assembleia.

Imagem de perfil roberto
Condômino(a)