O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
LUIS

AUDITORIA DAS PASTAS DE CONTAS E PODERES DE CONSELHO

Por LUIS
48 dias

MORO EM UM CONDOMÍNIO QUE FOI ENTREGUE EM 2017. A CONSTRUTORA INDICOU O PRIMEIRO SINDICO, POIS A CONVENÇÃO ASSIM DEFINI. COM 3 MESES DA ENTREGA, O CONSELHO DIZ TER DESCOBERTO MUITAS IRREGULARIDADES NAS CONTAS, A CONSTRUTORA DECIDIU ENTÃO REINCIDIR O CONTRATO COM ELE. PORÉM AS PASTAS DELE, NUNCA FORAM DEVOLVIDAS PARA QUE ELE FIZESSE A PRESTAÇÃO DE CONTAS. NO LUGAR DELE, ENTROU UMA OUTRA SINDICA QUE TEVE MUITAS DIFICULDADES PARA REGULARIZAR O CONDOMÍNIO: CONTA, CNPJ ETC. ESSA MOÇA ACABOU FICANDO DOENTE E DISSERAM QUE ELA FICOU COM PROBLEMAS PSIQUIÁTRICOS, E RENUNCIOU POR ISSO. DEPOIS QUE ELA SAIU, DISSERAM QUE AS PASTAS DE PRESTAÇÕES SUMIRAM, MAS, DO NADA, DISSERAM QUE AS PASTAS ESTAVAM SENDO AUDITORADAS, O QUE DEIXOU ALGUMAS PESSOAS INTRIGADAS, JÁ QUE JÁ HAVIAM DITO QUE AS PASTAS NÃO EXISTIAM. RESUMO: O MESMO CONSELHO, FEZ UMA REUNIÃO INFORMAL E DISSE QUE ESSA MOÇA, E A ADMINISTRADORA DESVIARAM QUASE 10 MIL REAIS. MAS, A PRÓPRIA JÁ DISSE QUE AS PASTAS NUNCA FORAM DEVOLVIDAS COM O PARECER DOS CONSELHEIROS TAMBÉM. UMA DAS CONSELHEIRAS MANDA NOTIFICAR AS VEZES COM, AS VEZES SEM RAZÃO. SÓ SEI QUE A VIDA DO CONDOMÍNIO É UM INFERNO PRA MUITOS. MINHAS PERGUNTAS SÃO:
OS 2 PRIMEIROS SÍNDICOS, PODERIAM FICAR SEM SABER O PARECER DO CONSELHO E TER SUAS CONTAS AUDITORADAS?
SE FICAR PROVADO QUE NÃO HOUVE NENHUM DESVIO, A MOÇA QUE FOI ACUSADA DE DESVIAR DINHEIRO DEVE ACIONAR NA JUSTIÇA O CONDOMÍNIO, O CONSELHO OU O CONSELHEIRO QUE INSINUOU?
UM CONSELHEIRO TEM O PODER DE NOTIFICAR E PUNIR?

A ACUSADA DE DESVIO É OBRIGADA A SE APRESENTAR NA ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS OU SE ELA FIZER A CONFERENCIA DAS PASTAS E SE JUSTIFICAR POR ESCRITO PODE? AFINAL ELA JÁ RENUNCIOU E TAMBÉM A AUDITORIA JÁ PROVOU QUE NÃO HOUVE DESVIO DE DINHEIRO.

GRATO

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Raphael
Raphael respondeu
48 dias

Luis, todas essas questões devem seguir dentro da legalidade, e do que prevê a Lei dos Condomínios, Código Civil, Convenção do condomínio de vocês e o que ficou decidido nas assembleias que trataram do tema. Utilizando-se por base o RELATÓRIO FINAL dos trabalhos de auditoria e se ainda assim, nada for resolvido, somente for via judicial! Boa sorte.

Fonte: Pessoal

Ex-síndico, consultor e contador - especialista em auditoria // ferrarezi.raphael@gmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
48 dias

Boa noite! Precisa observar a Convenção,mas prerrogativa de escola do síndico e da assembleia.
É obrigatório prestar contas a assembleia anualmente.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eacon Serviços
Eacon Serviços respondeu
45 dias

Ola Luis,

A auditoria só cabe se houvesse meios e documentos para serem auditados. Uma solução possível seria que o atual síndico solicitasse todos os pagamentos recebidos e pagos na conta corrente do condomínio e se houve a assessoria de uma administradora, se esta tem os dados em seus arquivos. A partir disto é possível saber que cotas foram emitidas e quais as despesas pagas. Há também a possibilidade de se solicitar notas fiscais aos fornecedores, numa remontagem das pastas. A partir disto o que não fosse possível recuperar, poderia ser apontado como divergência em uma ação de prestação de contas.

Seria importante depois deste trabalho consultar um advogado especialista, para ver a possibilidade de exigir estas contas da construtora também, como co-ré, já que ambos os síndicos foram indicados pela construtora.

Edite Pereira Colaço
Sócia da empresa Eacon Assessoria Contábil A empresa realiza auditorias mensais preventivas e de período investigativa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.405 Compradores
329.819 Cotações
2.727 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...