O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ana Vasconcelos

Morador tem a perna quase decepada no portão eletrônico, de quem é a responsabilidade?

Por Ana Vasconcelos
29 dias

Boa tarde,

Moro num condominio sem sindico e sem câmeras de vigilância, minha mãe uma idosa de 73 anos sofreu um acidente que quase decepou a sua perninha quando o portão eletronico abriu acionado para um carro passar, minha mãe estava a uma distancia que o portão mesmo aberto não a machucaria só que tem uma sobra da cremalheira de quase 60cm que atingiu a perna dela e teve que passar por cirurgia e agora se encontra mobilizada por conta desse acidente. O local não tem sinalização e a noite a iluminação não é suficiente. Como proceder nesse caso já que não há circuito de imagens e a unica testemunha era eu ? Esse caso é de responsabilidade do condominio (Administração/Proprietário), cabe idenização? Me ajudem, obrigada

Ana / Fortaleza-Ce

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (12)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
29 dias

Ana - Entendo que não. Portões de garagem correm encima de trilhos e não saem do lugar para atingir ninguém e se atingiu a perna de sua mãe é porque ela tentou atravessar ou entrar no prédio passando pelo portão da garagem cuja destinação serve para a saída e entra de veículos e não de pessoas. 0k
Tendo custos extras, poderá usar o seguro do condomínio caso tenham, responsabilidade civil. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
29 dias

Entendo que é preciso apurar responsabilidades. Registraram BO?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ana Vasconcelos
Ana Vasconcelos respondeu
29 dias

Geraldo Majella da Silva

A dinâmica do acidente não foi assim.
Ela não atravessou no local de saída/entrada veículos e não saiu do trilho. Ela estava dentro do condomínio no pátio , na lateral do muro no sentido que corre o portão ao abri-lo para à direita, quando o portão foi acionado que veio em sua direção pensava ela que com a distancia que se encontrava o final do portão não chegaria perto dela, só que ela não contava com A SOBRA DA CREMALHEIRA que é uma ponta e por ser de alumínio parece uma lança e a feriu. O problema que não existe uma proteção, uma barreira que impedisse de atingir alguém ou animal.
Obrigada

Ana

Ana Vasconcelos
Ana Vasconcelos respondeu
29 dias

Marisa Marta Sanchez

Ainda não registrei o B.O
Dia seguinte entrei em contato com a administradora via whatsapp e falei o que tinha acontecido por ser um Sábado a recepcionista disse que só na Segunda passaria para o responsável.

Ana

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
29 dias

Se o acidente ocorreu por uso indevido da entrada de eviculos, o condominio não poderá ser responsabilizado, e nem mesmo o seguro RC poderá ser acionado, dada a falta de motivo, que seria a culpa do condominio.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
29 dias

Mas no hospital sempre tem policial de plantão. Quem a levou foi o resgate?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ana Vasconcelos
Ana Vasconcelos respondeu
29 dias

Marisa Marta

Na hora só pensei em prestar os primeiros socorros de estancar o sangramento e imediatamente eu mesma a levei a emergencia. Eu não pensei em nada na hora só em socorre-la , no dia seguinte quando fui olhar o local do acidente com uma visão mais tecnica e vejo que como a minha mãe outros moradores podem ser atingidos. A administradora é muito omissa em questão de segurança no condominio, não existe placas de advertencia e nem sinalizações e é um empreendimento construido há 5 anos.

Ana

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
29 dias

Ana as pessoas têm a ideia errada de que administradoras administram. Mas tanto a administradora quanto o faxineiro só cumprem ordens do síndico. Se você depende de administradora para fazer alguma coisa no condomínio é sentar e esperar porque nem ao menos autoridade para isso eles têm.

CADÊ O SÍNDICO? Ok, você diz que o condomínio não tem síndico. E agora? Não tem síndico porque os proprietários são omissos e não elegeram um.

E se estamos falando de prédio de um único dono, e nesse caso você não é condômina e sim inquilina, o processo, se cabido, será contra o locador. Mas é preciso apurar responsabilidades para evitar mal maior.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ana Vasconcelos
Ana Vasconcelos respondeu
29 dias

Marisa Marta

"E se estamos falando de prédio de um único dono, e nesse caso você não é condômina e sim inquilina, o processo, se cabido, será contra o locador. Mas é preciso apurar responsabilidades para evitar mal maior"

Isso mesmo!
Obrigada querida

Ana

Go Síndico
Go Síndico respondeu
29 dias

Olá Ana!

Pelo que entendi em sua descrição, acredito que o portão é do tipo pivotante (que abre da mesma forma que uma porta) e, no final do percurso, o sistema que promove a abertura (tipo um braço mecânico) atingiu, infelizmente, a perna de sua mãe.
Com base nesse entendimento, e acrescentando a informação de que não existe sistema de captura de imagens, acredito que seja muito difícil mostrar conteúdo probatório que demonstre culpa do condomínio. A não ser que neste local possua algum banco para moradores se sentarem, ou alguma estrutura que indique que este local é apropriado para pedestres. Ressalto que se trata de uma análise muito superficial por não conhecer o local e equipamentos envolvidos, ok?
Ainda assim, sugiro que realize o BO o quanto antes, conforme indicado por colegas, nos comentários anteriores.

Dado que não possuem um síndico, sugiro que faça um relato com fotos e vídeos para todos moradores e promova alguma proposta para aumentar a segurança do local, como sinalização, proteção mecânica, ou algo do tipo, a fim de reduzir a possibilidade de novos acidentes.

E por fim, ressalto que a figura de um síndico é mandatória por lei, conforme previsto no Código Civil Brasileiro. Dessa forma, procure saber se a administradora não assumiu essa responsabilidade, neste momento.
Além da necessidade legal, um condomínio sem síndico pode ser tornar irregular perante bancos, processos judiciais, receita federal e outros por não ter um representante legal.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm

Go Sindico
Empresa especializada em redução de custos e melhorias de eficiência operacional em condomínios

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
29 dias

Ana A SOBRA DA CREMALHEIRA existe em qualquer portão e atrás deste ninguém deve ficar. Aconteceu o acidente, mesmo sendo um prédio de um único dono, deve ter o Seguro de Incêndio e talvez junto com este esteja o seguro de responsabilidade civil, talvez dê cobertura a possíveis gastos e futuros tratamentos. Todo acidente um BO deve ser registrado. BO não aponta responsabilidade, só narra o acontecido. O acontecido só com laudo pericial e lógico que vão julgar que atrás do portão ninguém deve ficar. Nenhum portão de condomínio que conheço existe uma grade para impedir que o condômino tem acesso ao local. É visível, com a abertura do portão ele corre para o lado esquerdo normalmente. 0k

OBS: portão com cremalheira é de correr e não de abrir para trás que nem porta. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
29 dias

Boa noite! Só analisando o local,mas havendo passagem de pedestre específica ,já ficaria provado a imprudência da acidentada .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...