O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ricardo José

problema de infiltraçao e laudo de vistoria .

Por Ricardo José
55 dias

Boa noite ! Meu imóvel apresenta infiltrações visíveis e também partes ocas nas paredes decorrentes da má conservação das fachadas externa do condomínio, afetando 3 cômodos, comuniquei ao síndico o fato , sendo que a fachada foi reparada recentemente e posteriormente marcou para efetuar o reparo da parte interna do meu imóvel, porém se negou a efetuá-lo por completo, alegando que eu só havia informado um cômodo, porém dei ciência de todos os problemas, devido a esse empasse, o mesmo alegou que os condôminos só autorizariam o reparo mediante laudo técnico de um engenheiro comprovando as responsabilidades. Após laudo , foi conprovado a responsabilidade do condominio e o mesmo se negou a recebé-lo pois alegou que o mesmo não seguiu diretrizes do Crea, o que devo fazer diante o caso ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
54 dias

Prezado Ricardo, se já foi realizado o laudo comprovando a responsabilidade do condomínio pelos prejuízos em sua unidade privativa e o síndico se nega a fazer os reparos, a única saída agora é a ação judicial. Junte todos os documentos referentes ao assunto, procure um advogado de sua região e siga as recomendações.

Obs: você pode tentar ingressar com essa ação no Juizado Especial, ocasião em que não seria necessário a presença de advogado desde que a causa não seja superior a 20 salários mínimos e o valor geral da ação não pode superar 40 salários mínimos. Ademais, não pode haver a necessidade de produção de perícia técnica. No seu caso, eu acredito que será preciso pois o condomínio provavelmente irá contestar o laudo que você apresentar. Sendo assim, o ideal é ingressar com a ação na Justiça Comum diretamente.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
54 dias

Voce pode ajuizar uma ação de obrigação de fazer contra o condominio no juizado especial civel, sem custas ou advogado. Há estagiarios que lhe ajudarão a fazer a petição inicial.

A alegação do sindico é ridicula, pois imagine se um eng civil iria deixar de seguir as normas da ABNT (e não diretrizes do CREA, que só fiscaliza).

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...