O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Maria Correia

Morador pode solicitar ver as Pastas de 2019 que foi Aprovado em Assembleia de fevereiro 2020?

Por Maria Correia
49 dias

Morador está querendo ver Pastas de Prestações de Contas de 2019 que foram Aprovadas na Assembleia em fevereiro de 2020? O sindico e o Conselho tem que dá atenção este morador, lembrando que estamos numa faze de pandemia?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
49 dias

Maria nada lhe impede para apresentar ao condôminos as pastas desejadas. Se ele não conseguir com você, poderá solicitar a Justiça, demorará mais um pouco, mas ele conseguirá. Então para que dificultar? Administrações transparentes colocam os documentos a disposição dos condôminos digitalizados, talvez através de um site ou qualquer outro meio disponível. A ciências da computação atende todos os fins. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
49 dias

Oi Maria!
Concordo com o colega Geraldo, se não existe um sistema digitalizado no seu condomínio ou na administradora, então ao meu ver seria interessante que o morador formalizasse o pedido e motivo, com horários estabelecido por vocês para vista.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 991098649
Bacharel em Administração de Empresa

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
49 dias

Sim, o sindico tem sempre de dar atenção aos moradores/condôminos, que têm direito de pleno acesso a toda a documentação do condominio. Por que vcs ainda não utilizam pastas digitais?

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
49 dias

Maria síndicos transparentes usam pastas digitais. Evidente que qualquer condômino tem o direito de ver as pastas contáveis e a lei inclusive determina que as mesmas sejam guardadas por cinco anos para eventuais consultas.

O que atrapalha é a pandemia: você não é obrigada a receber ninguém na sua unidade e a administradora talvez esteja trabalhando em home então eu não vejo problema em adiar as vistas até depois do "furacão pandemia". A menos é claro que você tenha um lugar no condomínio para ele verificar as pastas sem necessidade de sua presença.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Wagner Vieira
Wagner Vieira respondeu
47 dias

Boa tarde Maria!

Sim, os condôminos possuem o direito de solicitar vistas as pastas ou outro documento condominial. Hoje a maioria das administradoras possuem os seus extratos mensais abertos e acessíveis aos moradores. Acredito ser uma forma transparente de gestão não ter nenhum tipo de impedimento para este tipo de solicitação.

Att,
Wagner Vieira
Vieira Síndicos & Consultoria Condominial
contato@vieirasindicos.com.br
Intagram: @vieirasindicos

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
46 dias

Prezada Maria, todo condômino tem direito a acessar os documentos referentes ao condomínio. Inclusive, entendo que o síndico e o conselho não podem criar resistência para o exercício do aludido direito. Quando à questão da pandemia, também entendo que não deve ser motivo para recusar o pedido, devendo, entretanto, serem adotadas as precauções cabíveis.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico, ressaltando que a análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...