O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
thamyres pimenta

O condominio tem obrigacao de entregar o RI?ou eu como moradora q tenho obrigacao de buscar?

Por thamyres pimenta
8 anos

Sou nova no condominio e nunca morei em um, recorri a uma multa q recebi por excesso de velocidade e vieram me falar q era obrigacao do vendedor do imovel me mandar o regulamento interno, isso procede?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (9)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
8 anos

Em princípio o proprietário deve passar para o morador de sua unidade o RI do condomínio.
RI é como a Constituição Federal de um país no âmbito do condomínio. Se vc for turista, as regras são as usuais de qualquer local, mas se vc for morar, é de bom tom e bom alvitre que as conheça em detalhes.
Se não te entregaram nada, não existe impedimento que vc o solicite para a administradora.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
thamyres pimenta
thamyres pimenta respondeu
8 anos

mais como nao recebi anteriormente, posso recorrer a uma multa por nao saber da possibilidade da mesma?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marcos Costa
Marcos Costa respondeu
8 anos

Olá

O vendedor quer saber de vender, você como nova moradora entendo que antes de realizar a sua compra ou alugar, deveria ter ido ao condomínio ter conversado com alguns moradores e até mesmo com o síndico para saber das normas que estão na Convenção ou Regulamento Interno. O que eu faço, cada síndico tem o seu jeito, quando a unidade está para locação ou a venda, dou uma passadinha na Imobiliária, deixo cópias das mesmas, deixo o meu telefone, pois tem regras na hora da mudança, faço minha parte de boas vindas ao morador. Já no ato da mudança vou até o morador e já explico as normas do condomínio, e não faço nada sem conversar primeiro ou notificar antes, acho que ninguém é obrigado a nada, mas morar em condomínio tem que ir atrás das regras, e você tem direito sim as cópias da Convenção e Regulamento Interno.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marcos Costa
Marcos Costa respondeu
8 anos

Deve recorrer .. entendo que também teve falha por parte de quem administra não ter te informado. Consiga provas .. e morar em condomínio é isto .. tem que seguir regras

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
thamyres pimenta
thamyres pimenta respondeu
8 anos

Entao eu me apresentei logo que comprei o apto, mais como nunca morei em condominio nem imaginava q existia um RI.
Posso recorrer na justica a essa multa por velocidade, nao sabia, e nao fui advertida??

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
thamyres pimenta
thamyres pimenta respondeu
8 anos

ja recorri ao condominio e me negaram posso recorrer a justica??

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida respondeu
8 anos

Bom dia prezada Thamyres,

Infelizmente, por falta de conhecimento das regras do condomínio a senhora foi autuada por praticar uma ato contrário ao Regimento interno, cabível de aplicação de multa e ou, advertência.

O condomínio não tem culpa se o vendedor não lhe entregou cópia da convenção e do regimento interno. Assim, mesmo desconhecendo as regras, a multa é passível de cobrança.

Recomendo a senhora paga-la, e na próxima assembleia comentar com os presentes a situação, e se for o caso, e da vontade dos presentes, que o valor pago seja devolvido.

Att,

Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
8 anos

Thamyres

Tanto o RI como a Convenção deveriam ter sido entregues a você por quem vendeu o ape para você. Entretanto você sempre pode pedir isso na administradora, o máximo que vão cobrar de você é o preço da xerox. No meu caso nem isso, inclusive porque nós disponibilizamos on-line.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marcos Costa
Marcos Costa respondeu
8 anos

Olá ..

Eu recorreria, errar todo mundo erra, e é errando que se aprende. Nossa era bem simples por parte do síndico ir até você e lhe explicar do erro, ainda mais sabendo que você é nova, e morador novo sempre pisa na bola quando começa a morar em condômino, mas é com dialogo e obrigação do síndico em mostrar as regras da casa. Quando assumi o condomínio era cheio de erros e vícios, se fosse por isto teria multado todos os moradores, hoje posso dizer que meus vizinhos estão muito bem orientados, converso com eles todos os dias, pelos corredores e estão sempre tirando dúvidas. O Síndico não pode ser o carrasco e sim amigo de todos.
Recorra e não deixe barato ...

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...