O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Sou inquilina em um predio misto,resid e comer.Tenho como pintar minha sala da cor de minha empresa?

Por facilita emprestimos
Perguntou há mais de 1 ano

Alugo uma sala comercial no terreo. Sao duas portas distintas, a minha porta e a da entrada do residencial. A 5 anos atras, aluguei essa sala, sendo ela pintada na cor vermelha. Quando alugei perguntei pra imobiliaria se poderia alterar a cor pra azul e foi autorizado. Agora resolvi alterar a cor e pintar de tom cinza, mais claro, e agora o sindico resolver que nao poderia ter alterado a cor...sendo que a outra parede lateral da escada 'e branco. Como o predio 'e misto e eu alugo a anos e nunca ningume reclamou da cor..podem me obrigada a mudar de cor? Informei ao sindico que nunca tive conhecimento da convencao do condominio, nem por escrito e nem informado no meu contrato de locacao. Querem me cobrar deveres, e meus direitos como inquilina? eles foram desreipeitados, mas o condominio nao esta interessado em meus direitos. Tb coloquei uma placa...ate a medida de minha porta, e alegam que eu nao poderia...poxa vida...a placa nao esta atrapalhando em nada. Porem se eu soubesse, tivesse conhecimento da convencao eu nao teria colocado a placa do maneira que coloquei. A sala ficou bem bonita e eles alegam estar preocupados com a estetica do predio. Porem outros inquilinos das salas comercias do segundo andar tb colocaram placas, adesivos nos vidros. Teoricamente estao tb irregulares. O sindico pode querer fazer valer a convencao somente para um inquilino, sendo que tem outros irregulares. Pelo que entendi como fachada, nao 'e somente a area da escada, toda a fachada externa do predio nao poderia ser colocado luminosos. Tem alguns velhos, sujos, perigando cair e com esses o sindico nao se preocupa com a estetica. Quais meus direitos nesse caso, preciso mesmo de ajuda pois estao pedindo que eu mude a placa e a cor da minha parede, senao irao abrir uma acao judicial. O sindico invadiu meu escritorio no dia da colocacao da placa, com o dedo em riste, exigindo a remocao da mesma. Nesse dia fiquei sabendo da existencia da tal convencao.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Sua relação com o imóvel tem que ser com a imobiliária.
POR ESCRITO e PROTOCOLADO, solicite a imobiliária o regimento interno/convenção do condomínio de teu imóvel.
POR ESCRITO e PROTOCOLADO solicite ao síndico a advertência sobre a infração a convenção condominial que você esteja infringindo. - ele não vai mandar pois não tem.

Dessa forma vc estabelece o PAPEL para estar entre vc, imobiliária e sindicância.

Sendo área privada, entra quem vc autorizar e vc coloca da cor que vc quiser! Tanto que se o proprietário exigir, ao sair vc retorna o vermelho que estava, mas a lei do inquilinato faculta vc usar o imóvel, e o devolva exatamente como encontrou.

E qdo síndico invadir, CHAME 190 POLÍCIA!
Invasão de propriedade e dentro da unidade é área PRIVADA.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
facilita emprestimos
facilita emprestimos

Comentou há mais de 1 ano

obrigada....

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Olá,

A pintura da porta de outra cor é considerado alteração de fachada. As portas têm que ser pintadas de cor igual. Aqui em SP é proibido colocar placas, lei da cidade limpa,mas, se consta na convenção, todos que moram ou tÇem negócio nesse prédio tem que seguir o que consta na convenção.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
facilita emprestimos
facilita emprestimos

Comentou há mais de 1 ano

a porta e de vidro...e quando aluguei a outra loja ja usava uma cor diferente, era vermelho. Depois a imobiliaria me autorizou a pintar de azul e o sindico da epoca nunca reclamou ou me notificou de que estava errado. agora o outro sindico resolveu complicar, sendo que poderiam ter feito isso antes e evitado eu ter um prejuizo desnecessario e stress desncessario.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Não tem como você alegar que desconhecia a Convenção; você deveria saber que todo condomínio tem Convenção e RI e deveria ter pedido isso AO LOCADOR. Por outro lado, o locador sabe que continua responsável pela unidade, então ele deveria ter passado isso a você. A obrigação não é do síndico e normalment a gente só enteega isso a pedido.

De posse desses documentos você verá se: é permitido placas nas portas, como é o padrão dessas placas, se é permitida a pintura, etc. Se o seu locador te passou informações inverídicas é com ele que você tem que gritar. Se existem irregularidades em administrações anteriores evidente que a nova administração não é obriga a pactuar.

Pessoalmente eu tenho outra forma de chegar e começamos a "pôr ordem na casa" de uma forma um pouco mais suave, mas quando assumimos o condomínio tinha condômino que estacionava moto no corredor interno.

Se estivéssemos falando de um apartamento residencial o síndico não poderia ter adentrado sem a sua autorização, mas um estabelecimento comercial, pressupõe-se que seja aberto ao público, ele escapa por aí.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.