Residencial sem condomínio, o que fazer?

Amigos Boa noite À quase três anos comprei uma casa em um residencial fechado, são apenas 10 casas em um lote, e o construtor proprietário me repassou a convenção de condomínio já registrada em cartório. Inicialmente, alguns dos demais moradores (proprietários) não quiseram efetivar o condomínio, sendo assim não temos estatuto, nem sindico, nem nenhuma comissão de nada, assim começaram a aparecer inúmeros problemas e atritos entre os moradores, após estes problemas, a grande maioria já esta disposto a criar o condomínio, porem a situação primordial é nenhum morador quer taxas de condomínio, salário de sindico e muito menos assumir como sindico, no meu questionamento anterior, justamente, foi se era possível termos um condomínio sem sindico, a qual realmente já esta sanada, porem diante os últimos acontecimentos, necessitamos alinhar e orientar o rumo deste residencial. E é neste momento que novamente recorro aos colegas do sindiconet para que possamos seguir no melhor rumo a todos, nestes meses de dezembro e janeiro, estaremos marcando algumas reuniões para tentar criar o estatuto, e definir/solucionar todos os pontos problemáticos que já ocorreram, assim tenho algumas duvidas que gostaria da colaboração de vocês. Sendo: Podemos continuar sem estatuto, sindico, conselho fiscal e/ou consultivo, e ficarmos somente com a convenção de condomínio já registrada? Se não, existe alguma exigência legal em que obrigue a real criação deste condomínio, onde devemos criar um estatuto, e neste conste o sindico, vice sindico, tesoureiro, e assim por diante? E qual? Se não elegermos sindico, conselho fiscal e/ou consultivo, estamos à mercê de algum problema fiscal ou jurídico? Podemos criar apenas o estatuto, para limitar e organizar um pouco mais a convivência entre todos? De mais importante ate o momento creio ser estas as principais duvidas que tenho, as demais, como problemas de inquilinos que fumam uso de drogas e entorpecentes, estarei pesquisando no fórum do site. Agradeço desde já a todos.

Imagem de perfil Henrique Roco Weiber
Condômino(a)