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MARCIA PARDINI

Qual a responsabilidade do condomínio sobre a entrega de um Telegrama para um condômino?

Por MARCIA PARDINI
3 anos

Olá... enviaram um telegrama pra mim em 14/01/2016 em carácter de urgência, o qual eu deveria ter retornado em 3 dias uteis, como o condomínio simplesmente arquivou o mesmo com as demais cartas e não me avisou e não me entregou, quando fui buscar as cartas e correspondências, faço isso 2 vezes por semana já havia passado o prazo de apresentar e perdi a contemplação de consórcio que pago, ao procurar o sindico e explicar que o tratamento estava errado para aquela correspondência urgente, fui informado de que a minha obrigação é passar lá todos os dias na administração e perguntar, e que não são meus empregados, pergunto: se existe uma administração terceirizada para controle disto no prédio, eles deveriam ter me avisado, certo? afinal eu pago pra esse trabalho e tive um prejuízo direto. Como devo proceder? Existe uma legislação pra isso?

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Respostas (19)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
3 anos

Marcia,

Os funcionários do condomínio não têm a obrigação de avisar não moradores a respeito do recebimetno de correspondências. O síndico está certo: você deveria passar por lá todos os dias.

Luiz Leitão da Cunha

MARCIA PARDINI
MARCIA PARDINI respondeu
3 anos

Luiz, mas não é uma correspondência normal, é um Telegrama e no próprio site diz que Telegrama e citação Judicial tem tratamento diferenciado!

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
3 anos

Marcia,

Eu sei que telegrama e citação são urgentes, mas o fato se consumou e só lhe resta tentar ser ressarcida através do Juizado Especial Cível, mas não vejo grandes chances de sucesso.

Luiz Leitão da Cunha

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
3 anos

Marcia tudo depende do que dizem as normas internas, ok? Se está combinado que as correspondências ficam à disposição dos interessados sinto muito, a falha foi sua.

Mesmo sendo uma correspondência diferenciada é preciso sabermos se internamente esse tipo de correspondência terá tratamento diferenciado. Depende inclusive da quantidade de funcionários do prédio. A melhor opção, na minha opinião, é cada um ter sua caixa de correspondência e verifica-la diariamente. Mas repito: veja as norma internas.

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Charles Rodolfo Mayer
Charles Rodolfo Mayer respondeu
3 anos

Marcia, nem chega a se tratar de responsabilidade do condomíno, mas de bom senso, no meu condominio as cartas registradas ficam na portaria e o porteiro comunica o morador que passe na portaria para receber e assinar o livro protocolo de correspondência. A portaria é responsável por receber e entregar as correspondências (isso consta no nosso regimento interno) e no seu caso dê uma olhada na sua e acredito que você deveria levar isso a conhecimento de um advogado imobiliário para ele poder lhe orientar.
Abraço;

Charles Mayer
Gerente Condominial Malibú 1

MARCIA PARDINI
MARCIA PARDINI respondeu
3 anos

Na verdade eu não quero e não vou prejudicar o próprio condomínio em que moro, só preciso de um mecanismo legal e ajuda para que não se repita comigo e nenhum outro morador, pois poderia ser um chamado de emprego pra alguém e a pessoa teria perdido o prazo, assim como eu perdi uma cota contemplado de consórcio por não me pronunciar em 3 dias.

Eu entendo como o outro colega mencionou, bom senso, pois se é uma correspondência urgente, ela tem que ter tratamento diferenciado sim dentro do condomínio.

Vou verificar o regulamento interno.

Obrigada a todos!

Elias Hastenraiter
Elias Hastenraiter respondeu
3 anos

O síndico esta certo pois nao pode empregados sair de seus postos para entregar correspondencias.
Aqui tambem vejo que houve uma falta de sensibilidade em pelo menos "avisar" por telefone essa sua correspondencia em se tratando de TELEGRAMA.

MARCIA PARDINI
MARCIA PARDINI respondeu
3 anos

Elias, eu só pedi isso ao sindico que tivessem interfonado no meu apartamento, pois fica gente lá 24 hs, não estou pedindo pra irem na minha porta entregar, o que cobro é exatamente isso, uma forma de avisar, ou seja, que o tratamento fosse de avisar que havia uma correspondência urgente e que iriamos buscar, simples bom senso e tratamento diferenciado para uma correspondência diferenciada, pois um telegrama não é uma carta simples.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
3 anos

Márcia bom senso é bom e todo mundo gosta.

Suponha você que o condomínio aceite a responsabilidade de avisar ao condômino cada vez que chega uma correspondência marcada como urgente.

E suponha que no apartamento esteja o filho avoado do condômino e não o condômino. Como o porteiro pode provar que avisou alguém? Fica palavra contra palavra e a responsabilidade para cima do condomínio?

E quando o apartamento fica vazio: será preciso que o porteiro faça quantas tentativas de aviso? E novamente: como comprovar, de forma incontestável, que o aviso foi tentado?

Percebe? Melhor ação é que cada um administre sua vida, não chamando ao condomínio uma responsabilidade que não é do condomínio. Porque vai dar problema. Se a norma diz que correspondências ficarão à disposição até serem procuradas e se você conseguir que a assembleia altere essas normas pense em todas as consequências, ok? Quem trabalha, quem viaja, se o porteiro pode deixar o recado com a faxineira, e demais variantes.

Nada no condomínio é tão simples quanto parece. E bem que esse consorcio poderia se adaptar aos tempos modernos e te chamar no whats, certo? Porque mesmo telegrama não é prova incontestável que você foi avisada.

Abraços

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

MARCIA PARDINI
MARCIA PARDINI respondeu
3 anos

Marisa, entendo o condomínio e busco uma forma de alterar para ajudar a todos! Pois viver em condomínio não é fácil, administrar então pior ainda, mas a busca pela eficiência cabe aos gestores, eu não procuro prejudicar como já disse e sim ajudar a melhorar, pois pode ocorrer novamente e com os demais moradores.

Entendo e tem fundamento todas as suas colocações também, mas vc está pensando somente no lado do Sindico/Condomínio/Administração, não no lado do Condômino, se fosse vc que tivesse perdido uma carta de crédito de R$ 25 mil reais, eu dúvido que faria as colocações desta forma e pensaria assim, visando somente de um lado da história.

Qualquer situação dentro de um condomínio tem que ser justa e boa para a maioria e não somente o mais fácil de administrar.

E se fosse uma intimação judicial? com certeza iriam atrás de mim pra assinar, pq não ir pra um telegrama?

Se vc sugere que um consórcio tenha whattsapp, pq não meu condomínio ter e me avisar do telegrama? o numero de pessoas e contato é muito menor e mais fácil de administrar com toda certeza!

Muito obrigada pela dicas e pela atenção, vou tratar diretamente no meu condomínio agora e com o meu advogado.

Abraços a todos e novamente muito obrigada!

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
3 anos

Marcia se fosse uma citação judicial encaminhada por correio e recebida por terceiro a sua NÃO manifestação no processo faria com que o juiz ordenasse a citação por oficial de justiça. Porque a simples alegação sua de não recebimento já transformaria essa citação a terceiros como invalida. Ainda que esse terceiro fosse sua mãe.

E gostei da ideia do condomínio avisar o condômino pelo whatsapp. Se houver recurso porque não?

E seu consórcio deveria ao menos fazer a entrega de correspondência com AR por mão própria. O correio apenas entregaria a correspondência a você. Do jeito que foi talvez caiba contestação até contra o consorcio. Veja no contrato, ok?

Obs.: eu não sou síndica, ok? Penso como condômina.

E boa sorte

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.

contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

claudia coll
claudia coll respondeu
3 anos

ola Marcia ,aqui no cond sou Sindica e o que ajudou muito é um papel que o zelador deixa debaixo da porta e na caixinha do correio avisando que chegou um dcto importante e diariamente peço p/ que seja avisado todos s moradores de suas encomendas e correspondências, mas sempre importante Morador verificar sua caixinha de correspondência .

Anônimo
Anônimo respondeu
3 anos

Marcia

em pleno 2016, existe ainda telegrama???? não é mais facil, pratico e seguro, o email???

MARCIA PARDINI
MARCIA PARDINI respondeu
3 anos

Roberto bom dia

Existe sim... verifique no site dos correios! E esta é a forma de aviso do Consórcio Rodobens, também concordo que SMS e Email sejam formas mais modernas e também rápidas de informar, mas a politica interna da empresa é essa, fazer ok!

Anônimo
Anônimo respondeu
3 anos

Marcia

Entendo, politica da empresa!
Pois bem a politica do condominio é averiguar todos os dias a correspondencia, conforme lhe foi informado.
fazer o que né??

Elidio ZOPPAS
Elidio ZOPPAS respondeu
3 anos

O Condômino tem a obrigação de todos os dias buscar as suas correspondências.

Elidio ZOPPAS

MARCELO MARTINS CORDEIRO
MARCELO MARTINS CORDEIRO respondeu
3 anos

Olá Márcia!

Tivemos muitos problemas com correspondências no passado, porém com uma atualização cadastral frequente, reduzimos a quase zero.

Avisamos a todos os condôminos cadastrados, através de e-mail, Whatsapp e até mesmo o famoso bilhetinho embaixo da porta.

Marcelo Martins Cordeiro
Gestor Predial
Michigan Residence Park

Aldeberto Moretti Colpani
Aldeberto Moretti Colpani respondeu
3 anos

Correspondência tem que ser entregue no seu apartamento todos os dias, isto só é uma questão administrativa. Podes até entrar com uma ação de perda e danos contra o condomínio.

everson rangel
everson rangel respondeu
3 anos

se o edifício possui vigias ou porteiros a quem compete o recebimento e organização dos documentos entregues na portaria, relativos a cada morador, deve responder pela atitude omissiva de seu preposto, que não tomou as devidas cautelas na guarda dos pertences dos condominos. A culpa do sindico é ainda mais intensa se considerar que a Convenção do Condomínio e o seu Regimento Interno prevêem expressamente a proibição da entrada de pessoas estranhas na área comuns para entrega de correspondências, tornando-se essa uma obrigação do sindico e seus prepostos, como também o dever do síndico de fiscalizar e chefiar os empregados, fazendo com que os serviços a eles afetos sejam executados de maneira satisfatória. para voce cabe uma ação indenizatória de danos morais e materiais contra o condomínio.

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