O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Michele Brugger

Utilização de imóvel residencial para fins comerciais e depósito dentro de condomínio residencial

Por Michele Brugger
3 anos

Moramos em um condomínio residencial de casas e o dono de uma das unidades (que é bombeiro) não reside mais nela e a está utilizando como escritório e depósito de extintores. Frequentemente seus funcionários vêm retirar ou trazer extintores e até já deixaram um caminhão de pequeno porte de travessado na rua do condomínio atrapalhando a passagem dos moradores. Já solicitamos que a administradora enviasse uma notificação informando que não é permitido utilizar qualquer imóvel do condomínio para fins comerciais e dando prazo para providências. O prazo já se esgotou e nada foi feito, entramos em contato com a administradora e esta nos solicitou provas de que ele está utilizando o imóvel para fins comerciais, enviamos documentos e até imagens das câmeras de segurança. Porém, a administradora não toma as devidas providências. Que providências devemos tomar para que o dono da unidade em questão deixe de utilizar seu imóvel para fins comerciais? E o que devemos fazer com relação a administradora que não está cumprindo com seu papel e não está tomando providências para solucionar o problema?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu
3 anos

Michele, essa Administradora é também Síndico do Condomínio ?
Se houver um Síndico ele tem que posicionar !

Fonte: Solicitado informações

Evaldo Rui Franco
Síndico Profissional -
Consultor Técnico Comercial
Contato eruifranco@uol.com.br

Michele Brugger
Michele Brugger respondeu
3 anos

Boa tarde Rui Franco. Nós temos um síndico que não faz parte da administradora (ele é um morador nomeado síndico em assembléia) e este já não sabe mais como cobrar a administradora sobre as providências. Qual atitude ele ou a comissão pode tomar?

Fonte: .

Jean Bessa
Jean Bessa respondeu
3 anos

Essa função de tomar providências não é da administradora, mas do síndico, ele que deve dizer o que a administradora deve fazer ou deixar de fazer, cobrem dele, agora se a administradora não está cumprindo determinações do síndico, essa deve ter seu contrato rescindido com o condomínio. Na verdade o que vejo são muitas empresas chamadas "administradoras", que na verdade são contratadas para fazerem somente a contabilidade e quando o condomínio tem empregados a folha de pagamento, eu sinceramente não sei pq muitas empresas se denominam administradoras, quando essa função na verdade é do síndico. Resumindo, troquem a "administradora" , vejam o que diz o regimento interno, vcs já advertiram, então cabe agora multar o bombeiro, se ele continuar multem de novo, se persistir acionem judicialmente. http:www.peticoesjudiciais.com.br

Fonte: http:www.peticoesjudiciais.com.br

Jean Bessa

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
3 anos

Michele - Não entendi a posição do síndico do seu condomínio em relação a esta administradora. Por acaso este condomínio é MCMV para uma administradora ter tanto poder. Esta Administradora foi nomeada pela Caixa Econômica Federal?
Se o seu condomínio não for MCMV o Síndico eleito esta pisando na bola e não esta sabendo administrar, porque quem dá ordens para a Administradora é o Síndico. Esclareça para não deixar dúvidas. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Derek
Derek respondeu
3 anos

Michele, na questão do caminhão vocês podem e devem regulamentar os locais onde serão estacionados, mas eu não vejo esse fato como utilização do imóvel para fim comercial pois para isso seria necessário que esse condômino recebesse clientes em sua casa, agora, se sua convenção disciplina que a utilização dos imóveis é exclusivamente para uso familiar a questão muda de figura.

Fonte: Derek

Derek

Compliance Sindico Profissional

Cadê o sindico desse condomínio? Esse ato não deve partir de membro do conselho.

Fonte: s

Compliance. Sindico Profissional - carvalho32valmir@gmail.com (atende: Capital e Interior)

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.003 Compradores
346.937 Cotações
2.783 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...