O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Edivaldo Freitas

Responsabilidade do condomínio por falta de manutenção dos para-raios

Por Edivaldo Freitas
Perguntou há mais de 1 ano

Bom dia! Os nossos para-raios das cinco torres não tem manutenção e ontem um raio atingiu o condomínio e vários moradores tiveram prejuízos com queima de tvs,tv acabo,roteadores e eletrodomésticos etc.. devido a essa falta de manutenção o condomínio tem de indenizar os moradores pelos prejuízos causados e qual a responsabilidade do sindico nesse caso de omissão?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Edivaldo:
É uma boa briga pois terão que provar que realmente não houve manutenção no para raios. Se isto for verdade é melhor já consultarem advogado. Agora se vocês condôminos sabiam da falta de manutenção porque deixaram o síndico no poder? Foi uma omissão da parte dos condôminos também.

Fonte: experiência

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Alessandro Francisco Fiori
Alessandro Francisco Fiori

Respondeu há mais de 1 ano

Retirado do site:

www.sindiconet.com.br/informese/7076/checkup-e-inspecao-predial/inspecao-dos-pararaios

"As seguradoras normalmente cobrem os danos causados por raios, mesmo quando há problema no SPDA.
Entretanto, a falta de manutenção e o ART informando que o sistema está fora das normas, podem causar problemas. As empresas podem argumentar que os danos ocorreram pela falta de cuidados, o que complica e prolonga o processo de indenização."

Fonte: https://www.sindiconet.com.br/informese/7076/checkup-e-inspecao-predial/inspecao-dos-pararaios

Assinatura: Alessandro Fiori
subsindico MCSVALINHOS

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia! Caro Edivaldo o Sistema de Proteção de Descargas Atmosferas ( SPDA) não tem como função a proteção dos aparelhos domésticos.
A sua função é de proteger a estrutura da edificação , ou seja o patrimônio coletivo.
Sua revisão anual , revisão visual ,mas por ter um valor relativamente baixo se comparado dá sua importância os condomínios normalmente faz anualmente e o responsável emite um atestado contendo a medição Ohmica do sistema que não pode ultrapassar de 10 . Revisão geral do sistema a norma cita a cada 5 anos ,mas é importante que se faça anual porque se nesse meio houver alteração na norma o mesmo será atualizado mais rápido NBR 5419.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edivaldo Freitas
Edivaldo Freitas

Respondeu há mais de 1 ano

Tomamos conhecimento hoje de que um tecnico de para-raios esteve aqui no condomínio no meio do ano passado e fez um laudo comprovando que os para-raios precisavam de manutenção preventiva e de adequação as novas normas vigentes pois não apresentavam funcionalidade e proteção contra os raios. O sindico sabia disso e por não querer gastar dinheiro com isso omitiu esse laudo dos moradores.

Fonte: Zelador

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
just & just
just & just

Respondeu há mais de 1 ano

Bom Dia
Edivaldo,a manutenção é obrigatória,independente de danos materiais ao condomínio ou condômino.Na manutenção preventiva,pode ser instalado um dispositivo que protege a caixa de distribuição de energia da edificação que evita varias avarias,mas é sabido também que;em chuvas fortes que tenham descargas atmosféricas de grande intensidade,deve-se retirar todos os plugs dos aparelhos eletroeletrônicos das tomadas receptoras,portanto,seu caso aparentemente lhe é favorável e tecnicamente complexo.Uma coisa é não ter laudo e sistema de SPDA fora da norma e outra é queima de aparelhos em áreas particulares(apartamentos).

Att;

Carlos Justo

Just & Just Instalações de Sistemas de Prevenção Contra Incêndio

justojust.blogspot.com.br

carlos justo890@gmail.com

justojust.blogspot.com.br

11 97800-8392tim/whatsapp

Fonte: justojust.blogspot.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.