Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×O sindico não fez orçamentos referentes à modernização dos elevadores, contratando uma empresa prestadora de serviços de elevadores. Fora isso, adquiriu para o condomínio, cãmeras de segurança sem comunicar os condôminos.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Onofre, pena para sídnico é sua destituição por não administrar a contento, mas precisa que 1/4 dos condôminos (todos adimplentes) assinem o abaixo assinado convocando a assembleia onde será discutido e aprovada a destituição.
Sobre valores, se houve prejuízos é ação de ressarcimento; mas acho que o fato de não fazer mais orçamentos tenha uma explicação, então, antes de condenar que tal conversar com o síndico para saber o que aconteceu.
Câmeras de segurança, como o nome diz, é para a segurança do condomínio, acho que isso é o que todos queremos, não?!?!
Onofre:
Normalmente para modernização dos elevadores se pede orçamento para a empresa que presta manutenção e se faz uma assembleia para aprovação. Foi aprovado o orçamento em assembleia? Se havia interesse em se fazer mais orçamentos deveria ter sido dito ao síndico na assembleia e não se aprovar até se ter mais orçamentos. Agora se não houve nehuma assembleia, aí sim muda de figura e devem questionar o síndico. Cameras de segurança é item de segurança, se não houve rateio extra o síndico deveria até fazer os serviços e logo na sequencia ratificar em assembleia.
Convoque uma assembleia de prestação de contas. 1/4 dos condôminos pode fazer isso.
Axé
Foi aprovado em assembléia. Têm-se contrato com uma prestadora de serviços referente aos elevadores, na ata não aparece nada sobre pedir-se mais orçamentos. O síndico entendeu que estava autorizado a obra.
Mas alguns condôminos não gostaram e perguntaram sobre os demais orçamentos. Houve ataques contra o síndico e este, assustado, pediu renúncia. O síndico está prestes a ser processado?! por isso.
Tem o caso de câmeras de segurança adquiridas pelo síndico, sem assembléia. Como deve o ex- síndico fazer para se defender?
Bom, fica claro que o síndico não agiu de má fé, então o melhor é ele justificar que o dinheiro foi usado no condomínio e dar explicações para cada obra:
- elevadores: contrata-se a prestadora de serviço, do contrário, se der algum problema vai ser aquele empurra-empurra característico;
- segurança: nos dias de hoje é prioridade, se o sistema está bem montado e funcionando é o que importa agora.
Essa questão de orçamentos é muito interessante, todos querem um milhão de orçamentos para escolher (geralmetne) o mais barato, só que não é só preço que se deve analisar, há variáveis outras que os condôminos insistem em deixar de lado, mas, por exemplo, no caso dos elevadores, o melhor realmente é fazer com a empresa de manutenção, uma vez que ela é quem está cuidando dos elevadores do condomínio.
Mas, enfim, boa sorte ao ex-síndico.