O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Qual o poder do conselho sobre o sindico?sindico pode trocar administradora sem consultar ninguem?

Por john herbert coroneos
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

John, a administradora é o braço direito administrativo do síndico, então ele pode sim mudar de prestadora de serviço, mas deve levar para a assembleia referendar a mudança, explicando os motivos que o levaram a trocar de empresa e como foi feita a escolha da nova contratada.
Lembre-se que a função do Conselho é dar parecer das contas, nem mesmo aprovar, é dar parecer, pois quem vai aprovar as contas será a assembleia de condôminos.
O que acontece muito é o síndico buscar as opiniões dos conselheiros para vários assuntos, mas isso não significa que isso seja preciso ou seja lei seguir o que o conselho manda, aliás, em alguns casos sequer conseguimos eleger conselheiros ou os que sao eleitos nem são atuantes.
Algumas Convenções de condomínio até determinam um papel maior dos conselheiros, consulte a sua para verificar se há algo a esse respeito.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

John, poder do conselho sobre o sindico = nenhum. ( de acordo com a lei, o conselho é para dar o parecer nas contas do sindico). Podera ter outras funções se constante na convenção.

Pode trocar de adiministradora e na proxima assembleia dar conhecimento , explicando os motivos.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
marino lozio
marino lozio

Comentou há mais de 1 ano

SE NA TROCA DA ADMINISTRADORA AUMENTAR DESPESAS , VAI PRECISAR DA APROVAÇÃO DE ASSEMBLEIA. AGORA DEPENDE DO QUE ESTA ESCRITO NA SUA CONVENÇÃO , SE NÃO HOUVER ESTA EXIGÊNCIA , O SINDICO ESTA LIVRE PARA MUDANÇA , E SÓ COMUNICANDO O FATO A ASSEMBLEIA COM EXPLANAÇÃO DOS MOTIVOS.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

O cfonselho, coo o próprio nome diz, secve para aconselhar o sindico quando ele acha que precsa da opinião dos outros.

Também depende do que constano regimento interno. No nosso consta que o sindico pode fazer despesas de até 3 salários mínimos. A parti de 4 a 20 SM eu tenho que consultar o conselho e aí eu dependo deles e de sua decisão, mas eu posso passar por cima do conselho se ele for contra e convocar uma assembléia para votar o assunto que julgo importante.

QWuanto a trocr adisitradorasem consultar ninguém, o sindico pode sim, pois ele trabalha muito de perto da administradora e sabe melhor do que ninguém se a administradora atende bem ao que o condominio necessita.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.