Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×bom vamos fazer reforma em nosso prédio, já decidido em assembleia, mas minhas duvidas são, com relação ao contrato, deve ter engenheiro que assine? como e feito, pergunto isso porque nossa sindica é meio paz e amor. sabe, tudo que falamos a ela , não é bem aceito, mas ela não entende de nada, fico preocupada pois fui eleita sub-sindica, e realmente não sei qual minha função neste cargo, basicamente ela decidiu tudo sozinha, me chama so para fazer media, algumas ideias ela pegou de mim quando ainda tinha liberdade de falar, mas de um tempo pra cá, mudou totalmente, não me participa dos assuntos, tenho muitas duvidas mas fico com receio de falar-lhe.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Marta,
Depende da reforma, mas preciso saber que tipo de reforma para poder responder.
Com relação à responsabilidade da subsíndica é de substituir o sindico quando ele se ausenta por motivos de doença, viagem ou falecimento. Toda e qualquer responsabilidade da administração do condominio é exclusivamente da sindica.
Telma Carvalho
Síndica profissional
Jeito Euzinha de tocar uma obra:
Primeiro ponto, melhor não assumir a bronca sozinho, envolva outros condôminos, Euzinha saio da assembleia com um comitê de obras.
2º. Escopo do que exatamente vocês precisam.
3º Analise minuciosa, tintim por tintim, de todos os orçamentos. Elimine serviços não solicitados e inclua serviços não contemplados, chame os prestadores novamente, se for o caso. Mas os orçamentos têm forçosamente que contemplar os mesmos itens, ou você vai comparar alho com bugalho.
4º Cheque minuciosamente a situação cadastral e financeiras das empresas que apresentaram os orçamentos. Se todo os orçamentos vieram da mão da sua administradora não se espante se as empresas nem ao menos existirem; ou se o endereço apresentado for o apartamento do "engenheiro". Nesta fase você já saberá sobre ações judiciais que porventura existam no nome da empresa ou seus sócios e saberá quem pode assinar pela empresa.
5º Evidente que uma obra estrutural terá engenheiro acompanhando. Cheque isso.
6º Contrato muito bem amarrado, contemplando principalmente mas não só:
- pagamento por etapas concluídas;
- responsabilidade pela guarda do material;
- horário de entrada e saída de funcionários, com cópia do registro dos mesmos;
- responsabilidade pelo uso de EPI
- responsabilidade pela limpeza das áreas comuns;
- penalidades e formas de distrato;
- se possível seguro da obra.
Eu sei, dá trabalho. Mas evita muita dor de cabeça. Ignore solenemente qualquer conselho no sentido de pegar o orçamento mais em conta.
Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com
Olá Marta,
Bom dia!
Sugiro que antes desta reforma, dependendo do que vão fazer, que antes vcs. façam um estudo destas reformas e também dependendo das reformas projetos, vem a ser de fundamental importância vcs. contratarem um profissional arquiteto ou engenheiro.
A disposição
AJA - Arquiteto José Antonio
Atenciosamente
AJA - Arquiteto José Antônio
site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com