Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
O melhor a fazer é convocar uma assembléia para eleição de novo síndico, se o novo síndico renunciar em razão da mudança, porque mesmo não morando no condomínio ele pode continuar síndico.
Embora permitido, na prática é algo estranho, dependendo do tamanho do condomínio, nº de aptos, problemas. Se for um condomínio que exige uma presença constante do síndico, não é viável.
O novo código civil não faz nem menção a figura do subsíndico. Minha opinião: não assuma como síndico, por um mandato tampão, a não ser que tenha interesse nisso. Melhor vc se candidatar a vaga se esse for seu interesse.
Oi Maria,
Concordo com as argumentações do colega.
Subsíndico não de ve substituir o síndico. Melhor nova eleição. Com o síndico renunciando ao mandato.
Sds,
Ruth Moreira
Balneario Camboriu (SC)
Maria Tereza, primeiro é necessário saber se o sídnico quer teminar seu mandato ou renunciar, pois ele pode continuar a ser síndico mesmo não sendo mais condômino.
Caso ele pretenda renunciar, aí o melhor é que ele chame a assembleia para fazer sua prestação de contas de encerramento do mandato, apresentar sua renúnica e vocês elegem um novo síndico; assim fica tudo certo.
Se ele somente renunciar, consulte sua convenção, mas aí é você quem assume com a função de terminar o mandato dele ou chamar a eleição de um novo síndico (depende do que diz a convenção), mas ainda fica pendente a prestação de contas desse síndico que está saindo, por isso é melhor ele mesmo chamar a assembleia de prestação de contas, renúncia e eleição de novo síndico.
Oi
Depende do que diz a sua convenção.
Mas se a coisa está sendo levada com calma o interessante seria ele convocar uma assembleia, prestar contas, entregar o cargo e a assembleia já eleger o substituto.
Embora eu deixo claro que o simples fato dele estar mudando, ainda que com a venda do ape, não é motivo para destituição, portanto, em tese, ele entrega o cargo se quiser.
Axé
Nem sempre. Existem convenções que já determinam que sub assume e imediatamente convoca assembleia para nova eleição. Depende do que está convencionado.
Axé