O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Antonio Carlos Arantes De Biasi

Condomínio onde vivo está com falta de extintores de incêndio, portas de fogo quebradas e outros

Por Antonio Carlos Arantes De Biasi
85 dias

O condomínio onde vivo está com vários extintores faltando, portas de fogo quebradas, lixo a céu aberto e fiação elétrica exposta. O que posso fazer, que providências poderia tomar?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Eletric Serv - SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Antonio, seu condomínio está totalmente irregular, desprotegido de qualquer sistema de proteção e combate a incêndio e pelo que diz não deve ter o AVCB há muito tempo.
Se algo acontecer ao condomínio o sindico poderá ser responsabilizado civil e criminalmente. Será ainda mais grave se tendo conhecimento da necessidade de realização de manutenção necessária que previna danos à integridade física de terceiros e, assumindo o risco do resultado, não o fizer, sobrevindo lesão corporal ou morte de terceiro, poderá responder por lesão corporal ou homicídio doloso.
Necessário que procurem sanar estas irregularidades com urgência para que possam solicitar a vistoria do corpo de bombeiros no intuito de obter o AVCB.

Eletric Serv Projetos e Serviços Ltda.- Engenharia Elétrica - Especializada em Segurança Contra Incêndio - www.eletricserv.com.br

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
85 dias

Boa tarde! Para chegar a este ponto é porque está havendo omissão administrativa,o primeiro passo e diálogar com o síndico, não obtendo êxito precisa mudar a sindicância na sequência seria interessante fazer uma vistoria predial ,mas com alguém que entenda não com empresa que só aponta os afazeres que eles mesmos fazem, feito isso convocar uma assembleia para expor a situação bem como definir um cronograma financeiro para excutar as manutenções necessárias,cuide do seu patrimônio.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Osni - PROCOND
Osni - PROCOND respondeu
85 dias

Sr. Antonio Carlos, Minha sugestão é que comece um trabalho de conscientização dos demais condôminos com reuniões informais para, se for o caso, destituir o sindico com vistas ter uma melhor segurança e valorização patrimonial.

WWW.PROCOND.COM.BR
Assessoria, Consultoria, Sindico e Administração Condominial
contato@procond.com.br - www.procond.com.br
(13) 98119-9999

celso candido de oliveira
celso candido de oliveira respondeu
85 dias

Já que os condôminos não liga para o que acontece e poucos vão te ouvir, faça que nem eu vou ate o órgão competente faço a denuncia, quero ver se não vão se adequar a legislação vigente ou não
boa sorte

Koala Engenharia e Consultoria

Antonio, boa tarde!

Primeiramente, é muito importante que os condôminos tenham atitudes como a sua de buscar soluções para esse tipo de problema, que coloca em risco toda a edificação.

Muitos dos problemas citados por você são relacionados a mau uso e falta de manutenção por parte dos condôminos.

Nesse caso, o primeiro passo a se tomar é a elaboração de um Laudo Técnico de Inspeção Predial na edificação.
A Inspeção Predial teria objetivos claros: Levantar a situação atual da edificação como um todo, especificando todas as irregularidades verificadas e apontando para o Condomínio o grau de criticidade das anomalias verificadas.

A partir dos resultados desse trabalho, o Condomínio saberá quais são os serviços de manutenção prioritários. (O reparo de equipamentos de proteção e combate a incêndio sempre tem prioridade numa edificação).

Lembramos que o Síndico deve ser notificado quanto a ocorrência desses problemas, pois os mesmos colocam em risco a integridade do Condomínio e dos Condôminos. A responsabilidade sobre a ocorrência de sinistros por conta das irregularidades citadas pode decair sobre ele civil e criminalmente.

Estamos à disposição!

Att.


Guilherme Arantes
Engenheiro Civil
E-mail: contato@koalaengenharia.com.br
Tel.: (11) 2574-8525

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.346 Compradores
329.610 Cotações
2.726 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...