O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Mauricio Brasileiro Teixeira Vale

É obrigatório por lei ter laudos técnico de manutenções grupos geradores instalados em condomínios?

Por Mauricio Brasileiro Teixeira Vale
Perguntou há mais de 1 ano

Meu condomínio possui grupo gerador de energia elétrica instalado desde sua criação e fui surpreendido com inspeção de agentes do CREA exigindo Laudos técnicos das manutenções do grupo gerador fato ocorrido hoje, e durante os vinte anos de existência do condomínio em momento algum tal documento foi exigido. Existe uma obrigatoriedade legal deste procedimento por parte do condomínio e que estas manutenções seja realizadas por empresas especializadas? No decorrer destes anos a manutenção tem sido feita por profissional capacitado e seguindo os procedimentos descritos no manual de instruções e manutenção do equipamento.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (19)

Ordenar:

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde! Nem deveria ter permitido o acesso,o conselho não tem esta função,a função é fiscalizar os seus profissionais(associado) e não o condomínio,tem coisa errada aí.

Normalmente quando há algo legal os serviços são oferecidos por empresas ou profissional especializado e não por parte do conselho de classe diretamente como foi,o conselho é público federal,mas não tem poder de lei para fiscalizar por conta própria o patrimônio privado, compete a quem foi ao condomínio mostrar o embasamento dele ( lei).

Fonte: 12

Assinatura: paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
SET Geradores
SET Geradores

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde.
Concordo com a resposta do Sr. Paulo Rodrigues e gostaria apenas de complementar.
Provavelmente ele quer o laudo para verificar se as ART's referentes aos serviços foram emitidas e pagas ($$$).
Para não ter problemas sugiro que a pessoa que faz a manutenção emita ao menos um relatório e uma ART do CREA ou TRT do CFT(Conselho de Técnicos).

Assinatura: Mário Piccinini
SET Geradores
set@setgeradores.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
NCK Engenharia
NCK Engenharia

Respondeu há mais de 1 ano

A cada três anos na renovação do AVCB, é sim necessário. As demais desde que feitas, não. O CREA está exagerando, muito estranha a exigência.

Fonte: Bombeiros

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eletricallazz Soluções em Energia
Eletricallazz Soluções em Energia

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde,

Eu desconheço o crea fiscalizar os condomínios tome cuidado pois isso pode ser fraude querendo dinheiro, voce marcou o nome do agente do crea?
Os geradores tem sua manutenção periódica e também a documentação de conformidades que é emitida pelo engenheiro responsável pelo equipamento.

Assinatura: Marcio W. Lazzini
Eng. Eletricista
e-mail: engenharia@eletricallazz.com.br
Whats: 11 97246-3672

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maraldi Prevencão Contra Incêndios
Maraldi Prevencão Contra Incêndios

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde, para geradores sim é necessário ART anualmente e manutenção dos mesmos periodicamente. Com relação ao CREA concordo com os demais colegas, não é atribuição do conselho fiscalizar imóveis.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Fabio - MARALDI

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ECO CONTROL SYSTEM Save Water
ECO CONTROL SYSTEM Save Water

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde!!
Esta resposta certamente o senhor as terá com muita precisão com o fabricante do seu grupo de geradores, oque vale ressaltar é que se as 'manutenções preventiva" vem sendo realizadas periodicamente por empresa especializada, registrada no CREA e assim emitindo a respectiva ART (Anotação Responsabilidade Técnica), certamente o seu condomínio está coberto, fazendo a coisa certa e não deve se preocupar pois o mais importante é que os serviços foram devidamente realizados.

Assinatura: Ruy Medeiros
ECS Sistemas Ecológicos Ltda. 47.99655.2324 www.ecocontrolsytem.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
G2R Grupos Geradores
G2R Grupos Geradores

Respondeu há mais de 1 ano

No caso do condomínio, não há nenhum ônus perante o Crea, mas o CREA alerta para os possíveis prejuízos à segurança dos condôminos, pois se o condomínio contrata uma empresa que está prestando o serviço ilegalmente ou não está realizando a manutenção dos equipamentos, seus moradores ficam vulneráveis e, se houver qualquer problema, não terão nenhuma garantia técnica para solução do mesmo. “Além disso, trata-se de uma segurança para o síndico ou gestor do condomínio. Por exemplo, se uma pane no gerador ocasionar um dano físico a algum dos moradores, quem será responsabilizada é a empresa contratada, não o síndico”. O Crea irá aplica multa na empresa, por isso é importante contratar empresas qualificadas e cadastrada no CREA.
A empresa deve possuir engenheiro cadastrado com atestado técnico no CREA, caso necessite de uma empresa qualificada e com todas as documentações segue abaixo contato.

Qualquer dúvida

comercial@g2rservicos.com.br
Tel. (11) 5626-2204

Fonte: Crea sp

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo Bregalda
Paulo Bregalda

Respondeu há mais de 1 ano

O CREA não tem autoridade e nem atribuição para fazer inspeção em Condomínio. Há algo de muito errado nesse contato. Quanto à manutenção nos equipamentos deve ser efetuada por engenheiro devidamente habilitado, com o pagamento da ART respectiva. Poderá ser feita manutenção por empresa especializada, desde que tenha um engenheiro responsável pela manutenção, com a devida assinatura e ART.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Inotech Soluções Integradas
Inotech Soluções Integradas

Respondeu há mais de 1 ano

Sim, caso venha ocorrer algum sinistro o seguro não paga e o síndico responde judicialmente.

Fico à disposição.

Assinatura: Felipe Adami
Síndico Profissional
Eng. Eletricista & Segurança do Trabalho
felipe@inotech.eng.br | (19) 99130-2011

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
GJ Engenharia
GJ Engenharia

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Mauricio.

Creio que o CREA deve estar exigindo a ART do engenheiro responsavel pela manutencao do Grupo Gerador. Portanto vc deve providenciar tal documento, para isso, contratando um engenheiro competenete e devidamente registrado. Se seu equipamento vem realizando manutencao preventiva adequada, cabe ao engenheiro registrar e se responsabilizar por tal manutencao.
Quanto a visita, acredito que houve denuncia, porque o CREA nao realiza esse tipo de servico, normalmente.

Assinatura: Eng. Glauco de Andrade
GJ Engenharia Construções Alternativas e Sustentáveis / Laudos Técnicos e Perícias de Engenharia
(21)99886-1595 / 3048-2084

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Nievola Engenharia
Nievola Engenharia

Respondeu há mais de 1 ano

O grupo moto gerador possui uma obrigatoriedade de atestado no caso de solicitação de AVCB e sendo este equipamento responsável pela iluminação da rota de fuga.
O CREA não exige nenhum tipo de documento e a responsabilidade dele é apenas "controlar" os engenheiros, dando sua responsabilidade.
Não permita que ninguém do CREA entre no seu condomínio, sendo que aparentemente pode ser as seguintes situações:
- ladrão efetuando pesquisa para entrada no condomínio
- empresa tentando vender algum documento tipo laudo
- outro motivo que não me ocorre no momento

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Renato Dias
Renato Dias

Respondeu há mais de 1 ano

Maurício, um grupo gerador é um equipamento de apoio ao sistema elétrico e sua instalação, dependendo da tensão e da potência, requer um projeto para interligação com o sistema elétrico. Esse projeto gera uma ART. A manutenção desse equipamento pode ser feita pela empresa que o instalou, dentro do período de garantia, ou transferido a terceiros.
Após a garantia, a manutenção pode ser feita por qualquer profissional capacitado para isso, e esse serviço não gera ART.
Grupos geradores de baixa tensão e pequena ou média potência não necessitam de projeto de instalação e também não geram ART.
A NBR14664, que estabelecia requisitos para os geradores utilizados nas telecomunicações, foi cancelada em 12/2015.
A NBR ISO 8528 de 12/2014, estabelece os critérios de projeto e desempenho para a combinação dos motores de combustão interna e de corrente alternada quando operados como uma unidade, dependendo da sua aplicação.
Ao que parece, existe uma verdadeira fobia por ART, como se a sua emissão e pagamento, resolvesse todos os problemas de uma instalação. Sempre que for feito um projeto, seja elétrico, de spda, ou de equipamento, ele requer a emissão de uma art, mesmo que o projeto não seja arquivado no CREA, como antigamente.

Fonte: NBR 5410, NBR 14664, NBR ISO 8528-5 e Norma IEC 60034-1.

Assinatura: Renato Dias (31) 98735.0848

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
DIESEL GERADORES
DIESEL GERADORES

Respondeu há mais de 1 ano

O nome dessa visita é FEF-Fiscalização de Empreendimentos em Funcionamento, O Crea faz sim esse tipo de visita, alguns responderam sobre "ACVB", o "AVCB" não compete ao Crea, os documentos verificados no condomínio são referentes a serviços prestados por empresas terceirizadas que estejam executando obras ou serviços ligados às áreas ou que tenham sido executados há até 12 meses, ou seja, para a manutenção do gerador, deve ser emitida uma ART a cada 12 meses, temos um caso raro, que até as empresas de gerador desconhecem, o Crea faz sim esse tipo de vistoria, e o seu condominio foi sorteado dessa vez, aconselho procurar um profissional para te ajudar.
Quanto a manutenção, procure fazer com uma empresa especializada, se esse profissional que você contrata é um funcionario do condominio tome cuidado, sala de gerador é um ambiente insalubre, esse profissional deve ser remunerado de acordo essa situação, conheço casos de processos trabalhistas quanto a isso.

Fonte: CREA-SP

Assinatura: www.dieselgeradores.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Geravolt Geradores
Geravolt Geradores

Respondeu há mais de 1 ano

Sr Mauricio, além da vistoria técnica do próprio CREA (muito mais rara), existem solicitações periódicas do Corpo de Bombeiros de cada cidade para emissão do AVCB. Nestas ocasiões, é solicitada a ART/RRT de Instalação e/ou Manutenção de Grupo Motogerador. Não é raro recebermos contatos com a mesma surpresa, pois as vezes o condomínio ou empresa passa anos sem receber esta solicitação.

Este documento pode ser emitido pela empresa responsável da manutenção de seu equipamento, ou caso não possua empresa, pode contratar um profissional para analise do gerador, transferências e cargas atendidas para fornecimento do laudo de funcionalidade e abrangência, este documento também geralmente contém autonomia e dados técnicos do equipamento.

Em ambas as situações basta contar com profissional cadastrado no CREA e especializado em grupo gerador, que possa fazer as analises, medições e ao final atestar que o equipamento é funcional, atende as cargas pretendidas e tem autonomia para tal.

As empresas de manutenção podem incluir a emissão do laudo anual ao contrato, porém fica a cargo do condomínio verificar se a demanda de solicitação destes documentos justifica a pagamento anual do mesmo. Já a ART referente ao contrato de manutenção, caso existente, deve ser emitida sempre que solicitada, uma vez ao ano.

Assinatura: Allan Moura - Eng. Mecatrônico - Geravolt Geradores - comercial@geravolt.com.br
(11) 99578-2324

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Oliveira Consultoria
Oliveira Consultoria

Respondeu há mais de 1 ano

O CREA RJ fiscaliza normalmente as empresas para casos de manutenção predial serviço obrigatório para segurança e eficiência do sistema. Porém neste caso o Crea busca a exigência de um responsável técnico e a ART obrigatória para qualquer serviço de manutenção predial, a atuação do crea é por amostragem e normalmente a fiscalização externa ou por denúncia, e um detalhe da consulta é que a manutenção é feita por um profissional competente mas não informa se é engenheiro ou técnico devidamente registrado no conselho (obs agora técnicos tem um conselho próprio no RJ) . A visita do Crea RJ verifica especificamente o exercício ilegal do profissional e intima o condomínio a regularizar a situação. e o laudo para verificar o estado do equipamento uma vez que o fiscal do CREA normalmente não é técnico e só verifica a situação legal do profissional ou empresa.

Fonte: CREA RJ (On line) e Gerencia de instalações mecânicas do município responsável por instalações mecânicas no município.

Assinatura: Consultoria Técnica Oliveira Consultoria
21 998543629

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
BELFOX
BELFOX

Respondeu há mais de 1 ano

O CREA deve estar fiscalizando os engenheiros e para isso bateu no seu condomínio, e ainda, a norma NBR 16280 é muito clara: qualquer serviço de manutenção, ampliação e reforma, seja nas áreas comuns ou nas áreas privadas devem ter a ART (Anotação de responsabilidade Técnica).
A iniciativa da NBR 16.280 vem para garantir mais segurança e profissionalismo em serviços realizados no condomínio, além de ser uma forma de torná-lo mais regrado, onde o síndico têm conhecimento dos acontecimentos que dizem respeito às estruturas e demais ocorrências relevantes.
As normas técnicas brasileiras tem força de lei e judicialmente são aplicáveis. No caso de um sinistro a não apresentação da ART, implica na responsabilidade civil e criminal do síndico. O seguro também pode se recusar ao pagamento de prêmio, no caso de sinistro, na ausência da ART.
A ART não é a solução dos problemas, mas é passar a responsabilidade do síndico para o profissional que a assinou.

Concluindo: é obrigatória a ART.

Fonte: NBR 16280.

Assinatura: Belfox Engenharia.
Especialização: Projeto, manutenção e instalação elétrica e SPDA, Montagem e Projeto de Painéis Elétricos, Arquitetura de interiores.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Não é atribuição do Crea realizar esta fiscalização.

Assinatura: Eng. Marco Aurelio de Toledo Arruda
METRAGEN Medição Individual de Água e Gás Ltda
Tel.: (11) 38058410 Whatsapp: 94338.5318 engenharia@metragen.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Catermann Grupos Geradores
Catermann Grupos Geradores

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde, Agentes do CREA fazendo inspeção ? , nunca ouvi falar disso !!! , mas eu , particularmente acho que seria muito interessante ter uma RT referente a instalação do gerador e de suas manutenções, nada como ter um engenheiro por trás para te dar um respaldo.!!! , atualmente estamos fabricando uma carenagem para um grupo gerador para um condominio residencial em que o sindico me pediu a RT assinada pelo engenheiro ., qualquer duvida estamos a vosso inteiro dispor , abraços Catermann Grupos Geradores / Eduardo Dept.tecnico

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JVTEC Consultoria de Elevadores
JVTEC Consultoria de Elevadores

Respondeu há mais de 1 ano

Desculpe, mas não conheço, as particularidades dessa atividade.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.