O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Luciana

Fachada c infiltração

Por Luciana
32 dias

Fachada com infiltração estourando pintura das varandas. Já caíram algumas pedras. Moradores muito antigos e eu mudei tem um ano para o predio. Apenas 6 apartamentos! Solicitei uma reunião que será marcada mas já soube que o sindico esta falando para os moradores que quero arrumar confusão pq ele quer fazer obras de embelezamento no elevador e na entrada do edifício. Como proceder neste caso! As obras necessárias não são prioridades? Quero nesta reunião pedir que façam um laudo técnico mas sei que encontrarei resistência!

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (3)

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
32 dias

Luciana - tem 2 possibilidades:
1ª) - mudar do prédio e ir para outro. Deveria ter visto e analisados os problemas antes de ter entrado ai.
2ª) - entendo que a fachada, estando nas condições que comenta, deve ter prioridade em função de estar colocando outros em risco de acidentes. Tem que comparecer a assembleia e esclarecer os riscos e deixar claro que é uma obra necessária, conforme previsto no art. 1341, do código civil:
Art. 1.341. A realização de obras no condomínio depende:I - se voluptuárias, de voto de dois terços dos condôminos;II - se úteis, de voto da maioria dos condôminos.§ 1o As obras ou reparações necessárias podem ser realizadas, independentemente deautorização, pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquercondômino.§ 2o Se as obras ou reparos necessários forem urgentes e importarem em despesasexcessivas, determinada sua realização, o síndico ou o condômino que tomou a iniciativadelas dará ciência à assembléia, que deverá ser convocada imediatamente. § 3o Não sendo urgentes, as obras ou reparos necessários, que importarem em despesasexcessivas, somente poderão ser efetuadas após autorização da assembléia, especialmenteconvocada pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer doscondôminos.§ 4o O condômino que realizar obras ou reparos necessários será reembolsado dasdespesas que efetuar, não tendo direito à restituição das que fizer com obras ou reparos deoutra natureza, embora de interesse comum

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
32 dias

Com esse tipo de sindico, o jeito é notificá-lo, avisando-o que se a infiltração não for sanada, você irá processar o condominio em ação de obrigação de fazer, que poderá ser aforada no juizado especial civel

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/

Luciana
Luciana respondeu
32 dias

José obrigada pela resposta! Não tenho opção de sair do prédio é só me tornei ciente desta questão depois que me mudei infelizmente. A questão principal é: havendo infiltração e danos nas varandas se trata de obra necessária? E quando é obra necessária a opção de de optar por não fazer na assembleia? Já solicitei a marcação da assembleia que será marcada em breve!

Luciana

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...