O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Breda Gabriella de Oliveira

O condômino pode solicitar orçamento para individualizar o gás qdo o síndico não o faz?

Por Breda Gabriella de Oliveira
57 dias

No meu condomínio está ocorrendo há tempos solicitações para individualizar o gás, mas segundo o síndico, só entrará na pauta da assembleia que será feita no ano que vem, acredito, pelo caminhar da sua administração, e pela demora de qualquer ação tomada por ele, os orçamentos para serem apresentados na próxima assembleia não serão feitos tão cedo. Minha dúvida é: eu como moradora posso entrar em contato com essas empresas e solicitar orçamentos para essa individualização do condomínio todo? Eu posso realizar a individualização só no meu apartamento, já que sempre existe uma demora exacerbada para qualquer medida ser colocada em prática pelo síndico?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
57 dias

Brenda - Primeiro passo é discutir esta individualização em assembleia, custo é alto e só é compensado, como muito tempo de uso. Não conheço o seu condomínio e não sei a disponibilidade financeira dos condôminos e nem se na edificação existe possibilidades técnicas exigidas para a passagem das tubulações, que correrão amostra, ou seja, ficará a vista de todos, apesar da existência da Lei. Faça uma pesquisa entre os condôminos e vejam se a maioria concorda com esta instalação. Concordando, apresente ao síndico este pedido e ele convocará um assembleia para discutir o caso. Você não pode fazer esta individualização somente em sua unidade, porque você não é dona sozinha das partes comuns do seu condomínio por onde estes canos passarão, a maioria dos presentes na assembleia tem que concordar. Se ele convocar uma assembleia, nada impede de você apresentar orçamentos por empresa cujo orçamentos foram solicitados por você. Se isto acontecer, sugiro verificar pessoalmente nos condomínios onde a empresa já prestou este serviço, verificando a sua idoneidade e a satisfação dos serviços por ela prestados. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
57 dias

Breda, bom dia. Não você não pode, o síndico tem essa autonomia, não você, individualizar só o seu gás também não, você não terá autoridade para quebrar a área comum. Você tem que se organizar com seus vizinhos e eleger uma pessoa mais capaz.

RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR
RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR respondeu
57 dias

Boa tarde, complementando as informação dos colegas que já se manifestaram, vc não pode. Agora se o Sindico é mole desse jeito e não atende anseios comuns de forma rápida, sugiro que se discuta a saida dele e que assum alguém capaz de dar andamento a isso de forma mais rápida, coerente e dentro da legalidade.

LIDDERAR Consultoria
LIDDERAR Consultoria respondeu
57 dias

Breda,
Quem é responsável legal é o síndico, é o mesmo que deve providenciar as cotações.

Quanto a você tomar a frete das cotações, não deve
E fazer a instalação do gás individualmente você não pode.

O sindico comunicou a você que sera discutido na próxima assembleia.
Vocês condôminos deve se manifestar para inclusão do assunto em assembleia, caso o sindico não se manifeste e continua devagar, faça um baixo assinado 1/4 dos condôminos e faça destituição do síndico.

Julio Alves - Sindico Profissional
Suporte Técnico, Grande São Paulo, Baixada Santista, Interior/SP.
atendimento@lidderarconsultoria.com.br
https://lidderarconsultoria.com.br/consultoria-condominio/

METRAGEN Medição Individual de Água e Gás Ltda

Prezada Breda, você não pode sozinha instalar o medidor individual em sua unidade. Tem que ser uma decisão da Assembleia.

Eng. Marco Aurelio de Toledo Arruda
METRAGEN Medição Individual de Água e Gás Ltda
Tel.: (11) 38058410 Whatsapp: 94338.5318 engenharia@metragen.com.br

Ricardo Corrêa - Síndico Profissional

Infelizmente não, Não conheço o seu condomínio para dizer se é melhor ou não, pois tem muitas equações para analisar. Porém, deveria ser apresentado pelo síndico aos moradores demostrando os prós e contras.

Ricardo Corrêa - Síndico Profissional (Guarulhos- SP e região)
e-mail: contato@correasindico.com.br
Tel. (11) 2087-3087
Cel. (11) 97081-4321 Whatsapp

MDM
MDM respondeu
56 dias

Não, a Sra. respondeu adequadamente a pergunta a! Se Sra. quiser. quiser, possolicitação ao Sindiconet, terá fazer uma consulta ao site (fornecedores individualização de água e gás), que será plenamente atendida.
Elias / MDM
(11) 98393-0033

SINDICO MARCELINO
SINDICO MARCELINO respondeu
56 dias

Boa tarde

BREDA


Individualmente você não pode solicitar orçamentos e executar os serviços somente em seu apto.

Caso o Sindico esteja criando obstáculos para levar na Assembleia a contratação dos serviço. Sugiro que antes deliberem a destituição dele.

Sindico Marcelino Fone: (11) 3251-0822 / 97621-9322 ou sindicomarcelino@uol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...