Pergunta

Uso de martelo rompedor causa problemas na estrutura do prédio quando utilizado em reformas?
Por Marli Rubira Calbente
Perguntou há mais de 1 ano
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (6)
Ordenar:
Marli, um "martelo rompedor" é umbritadeira, a vibração desse equipamento pode causar sérios problemas à estrutura, não se usa esse tipo de equipamento em prédio, a menos que esteja querendo tirar colunas , aí sim é necessário, mas só se vão derrubar o prédio mesmo, então nem se preocupe em prejudicar a estrutura, afinal elas serão destruidas.
Conforme a obra, é necessário usar, aqui eu usei para a calçada, em um dia quebramos toda a calçada, mas para a garagem superior não usamos, pois iria prejudicar o encanamento da garagem subterrânea, há que se analisar o uso do equipamento para então se decidir pelo seu uso.
OK?!

Respondeu há mais de 1 ano
Pelo nome martelo rompedor, demolidor assusta, porém na prática não.
Se no seu prédio a obra esteja ocorrendo em local que não mexa nas estruturas (vigas e colunas) não existe problemas.
Este tipo de martelo também serve para retirada de blocos, cerâmicas, dentre outras.
A tradicional marreta que o pedreiro costuma utilizar também causa vibração na estrutura que no final não é tão eficaz quanto o martelo.
Países a exemplo da Alemanha desde 1950 não existe mais o trabalho manual que estamos acostumados.
Melhor usar uma máquina com um profissional que saiba manuseá-la do que essas ferramentas construídas na era dos homens da caverna que estão se extinguindo.
Se informe com o profissional em que parte da edificação ele vai manusear a máquina.
Abraços.
Lara, vc disse o principal, o profissional saber usar o equipamento e saer avaliar se deve ou não usar esse equipamento, a vibração pode causar o descolamento de gesso do andar de baixo ou mesmo rachaduras e trincas, aqui um pedreiro trouxe um martelete pequeno e causou o maior auê no apto abaixo do que estava em obras.
Não sei a qualidade das obraas da Alemanha, mas as nossas deixam muito a desejar.
Se for um martelo mais pesado derruba o prédio, e se for um leve enche a estrutura de trincas....
Não. O martelo em si não.
O que causa problemas, é quando o martelo é usado para demolir elementos estruturais como vigas, lajes, pilares e paredes estruturais. Aí é que mora o perigo.
Segundo o CREA:
Um martelo pneumático de 20 kg pode imprimir uma força da ordem de 3000 kN, e , nestas condições, as primeiras fissuras, em concretos de até 40 MPa, ocorrem em dez segundos.
Assim meparece muito arriscado usar um martelete desses em uma reforma de apartamento....

Respondeu há mais de 1 ano
As lajes de nossos prédios têm, em média, 12 cm de espessura. As lajes de transição, como as de teto da garagem, podem chegar a uns 20cm. A laje é um elemento estrutural. O raio de ação de uma martelete hidráulico pouco potente está em torno de 30cm, ou seja, pode atuar em toda a estrutura da laje. Talvez não trinque vigas, mas certamente trincará a laje. É essa a função do equipamento. Recomendo que consulte formalmente, talvez até judicialmente, para garantir que haverá uma resposta, o Engenheiro responsável pelo cálculo estrutural do prédio. Ou outro Engenheiro Estrutural, caso não consiga localizar o engenheiro que projetou o prédio. Ele provavelmente dirá para não utilizar o equipamento sobre lajes de apartamentos, garagens, etc. O problema não é o barulho que o equipamento faz. O maior problema desse equipamento é a vibração sobre a laje, viga e pilar. A remoção de piso do apartamento usando o equipamento pode levar a problemas na laje. Nunca faça consultas meramente verbais. Exija laudo formal, com ART devidamente registrada no CREA. Pedreiro não assina responsabilidade técnica. Palavras o vento leva. Senhor Síndico, exija uma ART ? Anotação de Responsabilidade Técnica - específica na qual o profissional que conduza a obra declare que não haverá danos a nenhum elemento estrutural em decorrência do uso do equipamento.

Respondeu há mais de 1 ano
Cheguei no apto que está parado, e ví meu gesso no chão...
Em primeiro momento achei que fosse o gesso mal colocado, chamei o gesseiro e o refez.
Agora mesmo acabei sabendo que o apto de cima andou usando rompedor.
Com certeza não deixem nunca usarem tal aparelho.
Amanhã vou conversar com a síndica para ver minha situação.
Alguém tem alguma dica do que devo fazer?
Obrigado