Pergunta

A sindica tem o direito de trocar o cadeado do portão da saída de serviço sem comunicar ninguém?

Por Nicole Ann Ryan
Perguntou há mais de 1 ano

Advertindo apenas que o ato foi realizado, pois um morador deixou o portão aberto, colocando em risco a segurança do prédio. Essa saída é a única que possui uma rampa, servindo para evacuação de bicicletas, carrinhos, cadeiras de roda entre outras coisas, que possuem locomoção facilitada pela rampa. Além de representar uma saída importante em caso de incêndio ou acidentes.
Ela também está ameaçando a obrigatoriedade da transferência das bicicletas para os apartamentos, sendo que no prédio existe um imenso bicicletário. Quais ações devem ser tomadas contra medidas autoritárias, como esta? Devemos Recorrer a um advogado?

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.

Respostas (4)

Nicole, voce pode sujerir a colocação de fechadura eleltrica que sera aberta pelo porteiro de dentro da guarita.
Com relação ao bicicletario se existe e consta no regulamento interno, ela não podera mudar o local de guardar bicicleta sem aprovação de assembleia.
Nicole, não há necessidade de advogado, a lei permite que voce condomina, convoque 1/4 dos condominos em assembleia, discutam a situação e aprovem o que for melhor para os condominos e a sindica, presente ou não na assembleia tera que acatar, claro que tudo que for discutido tera que constar na pauta, inclusive a destituição da sindica AUTORITARIA, se for o caso.

Francisco

Gente...
Vocês se falam?
Ao menos bom dia! No Divino o pessoal se conversa e, diante de uma situação dessas rapidamente convocam uma assembléia. Advogado para o que? Mania de judiciário e pouquíssima conversa!

Se é algo que afetou a tantos e decisões que envolve dezenas de proprietários de biciletas, recolham 1/4 de assinaturas de adimplentes e convoquem uma assembleía para discutir o assunto!

Leia e arregacem as mangas. Mobilizem-se!
www.sindiconet.com.br/6794/Informese/Assembleias-de-condominio/Assembleia-Extraordinaria-AGE

Calma, calma, vamos conversar e resolver internamente, sem discussões ou justiça, afinal a justiça deve ser a última recorrência, não a primeira.
Nem vejo a síndica tão autoritária asism, ela deve estar é blefando.

O melhor é fazer como o colega sugeriu, instalando a fechadura automática e a mola aérea que irá fechar automaticamente o protão qdo o alguém passar, pronto, basta levar essa sugestão até a síndica.

Condomínio não deve virar uma briga por direitos, deve ser um exercício de convivência em coletividade.

Nicole,

As duas medidas estão erradas. A sindica está sendo arbitraria, pois ela tem que direcionar sua administração de forma a tornar a vida dos moradores o melhor possível, dentro das tarefs que lhe cab.
Fechar o portão não é asolução e sim mandar advertência e multa ao morador que errou.

Quanto ao bicicletário, se ele existe é para ser utilizado. O condominio não é acasa dela onde ela faz o que bem entende.

Sugiro que colham um abaixo assinado de 1/4 de moradores e convoquem uma AGE para discutir esse assunto e o que for decidido ela é OBRIGADA A CUMPRIR, lembrando que a assembléia pode acontecer sem a presença da mesma.
O que voces precisam fazer é mandar para TODOS os condominos através de carta registrada.

Voces também podem deciri por destituir a sindica, já que ela é tão autoritária.