O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Se nenhum condômino se candidata a sindico nem ao conselho, como resolver?

Por Patricia Santafe
Perguntou há mais de 1 ano

São doze condôminos e os conselheiros são sempre os mesmos e esses não querem seguir. Os outros condôminos ignoram o problema e ninguém se candidata nem a sindico e nem ao conselho.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Jésus Lopes
Jésus Lopes

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Patricia!
Lembro que o cargo de síndico não precisa ser ocupado por condômino; mas, obrigatoriamente alguém deve administrar e representar o condomínio (art. 1.347 do Código Civil).
Assim, em não havendo candidato, como é o caso, outra pessoa estranha ao condomínio pode ser investida desse cargo (art. 1347, parágrafo 1º, do Código Civil). Desse modo, o condomínio deve contratar um síndico profissional.
Quanto ao conselho, que acredito que seja o fiscal a que você se refere, ele não é obrigatório (art. 1.356 do Código Civil), embora seja desejável.
Visite meu blog: http://condominioconsultoria.blogspot.com.br/

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Patricia,

Se nigupem quer cuida do seu próprio patrimonio, spo tem uma saída: contartar um sindico profissional, pois não se pode obrigar ninguém a ser síndico assim como um condominio náo pode ficar se síndico.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

O jeito então será contratar síndico profissional. Conselho não é obrigatório, a menos que sua convenção o exija (tanto o fiscal quanto o consultivo).

Mas veja bem: será temerário entregar o prédio a um estranho sem que ninguém ao menos fiscalize as contas e acompanhe o serviço.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.