Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Moro em um condomínio que tem casas e apartamentos porém um novo sindico foi eleito, ele exige um recadastramento de todos moradores, porém acredito que nem mesmo aprovado em assembleia esse novo cadastro foi, o mesmo exige que nesse cadastro conste RG,CPF, copia contrato de locação, copia escritura do imóvel e copia do documento do carro (CRLV), caso não apresente a documentação exigida para o recadastramento o morador será impedido de entrar com seu veiculo no condomínio uma vez que será necessário um adesivo para a identificação dos moradores, sendo que cada unidade tem direito a uma vaga que é rotativa.
Minha pergunta consiste, para que todos esses documentos? Ele realmente pode exigir esses documentos e impedir a entrada do morador em seu veiculo?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Outro dia fui ao Ministério da Fazenda e na recepção me perguntarão: Qual o andar que o senhor vai? Qual a sala ou departamento? Com quem o Sr. vai falar?
Qual o assunto? Após dar estas informações pediram minha identidade e digitalizaram dos dois lados, pediram para ficar em frente a câmera e me fotografaram e só após o cumprimento deste procedimento me liberaram a minha entrada.
No condomínio onde você mora o síndico pede estes documentos para a identificação dos proprietários e a organização dos veículos você acha isto anormal? Realmente você é uma figura difícil e não se identificou nem para fazer esta pergunta. Isto para você não é normal. 0k
Pelo jeito, vocês elegeram um burocrata com viés ditatorial. Ele não tem o direito de exigir essa documentação.
Luiz Leitão da Cunha
Geraldo Majella da Silva, acredito que o senhor não tenha entendido a minha pergunta.
Todos que forem a um órgão publico terão que se identificar isso é óbvio! e até mesmo se for visitar algum parente ou amigo que more em um condomínio fechado. OK
Entendo que a documentação em relação a saber quem é o proprietário seja até necessária, mas seria obrigatória todos esses documentos? e quanto a proibição da entrada do veiculo? sendo que já existia um cadastro anteriormente, não bastava atualizar apenas de quem é necessário? também não entendi a sua revolta pela minha identificação, isso me torna uma pessoa anormal ou difícil
por isso?
Luiz Leitão da Cunha, o senhor saberia me dizer se existe algo que possa ser feito caso venha ocorrer de aluem seja impedido de entrar no condominio?
Se essas exigências descabidas nem sequer constarem da convenção ou regulamento interno, penso que você pode relatar o caso à DP mais próxima.
Luiz Leitão da Cunha
Caro autor
O ideal é que alguns dados sejam fornecidos para controles. Consulte sua convenção ou regulamento as exigências.
Boa sorte,
Fonte: Sindiconet
RR S Lima de Siqueira
Subsíndico
Site: www.havilah.16mb.com
O único documento cuja solicitação é abusiva, por incrível que pareça, é o contrato de locação, pois nele existem diversas informações que só interessam ao locador, ao locatário e à Receita Federal. Todos os demais documentos trazem alguma razaobilidade para a exigência.
1) RG e CPF - Particularmente, não me interessa o CPF de ninguém. Não quero saber. Se amanhã surgirem compras em seu CPF, seu a sua participação, de mim, você não desconfiará. CPF é documento extremamente pessoal. No mais, basta o RG do responsável (condômino ou possuidor) de cada unidade. Os demais moradores de cada unidade, podem ser apenas nominado.
2) Escritura do imóvel - A solicitação é razoável. Quem vai garantir que imóvel está ocupado por um proprietário ou por um invasor. E escritura é documento público não confidencial. Qualquer um pode solicitá-la, basta ir no RGI e solicitar. Caso o imóvel seja locado, cabe ao proprietário informar ao condomínio, o que pode ser feito por uma carta.
3) CRLV - Este é também um documento público não confidencial que concede o direito de tráfego ao veículo, legalizando sua circulação. Em caso de algum sinistro dentro da garagem, dificilmente a seguradora contratada pelo condomínio irá cobrir o dano se o carro não tiver nenhuma documentação que comprove sua ligação direta com o proprietário ou possuidor de uma unidade do condomínio. Porém, na justiça, será fácil responsabilizar o condomínio e cobrar o dano. Então, é justo que se peça documento que comprove a relação. Em caso de carro emprestado, ou de empresa que seja utilizado pelo morador, é interessante deixar com o condomínio uma declaração de autorização de uso emitida pelo dono do veículo
Renato Bandeira
Síndico Profissional