O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Com a atual legislação os condominos ficam a mercê da arrogância dos sindicos. Como mudar isso?

Por José Carlos Trigo
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Ordenar:

Edmilson Marsilli
Edmilson Marsilli

Respondeu há mais de 1 ano

José Carlos, fica dificil expressar um opinião quando falamos de uma forma generica.
O novo CC veio para modificar algumas situações em relação aos condominios e deve ser cumprido pelo sindico em sua plenitude.
Pessoas arrogantes temos em diversas áreas, caso ele esteja "abusando" da situação ou do prorprio cargo a que foi eleito, tambem existem formas legais para se rever o processo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
José Carlos Trigo
José Carlos Trigo

Comentou há mais de 1 ano

Como o povo brasileiro em sua grande maioria não reage por medo ou comodidade, sequer comparecem nas assembleias, essas criaturas com pequeno apoio se mantem no cargo e fazem o que querem. O modo de eleição é que deve ser modificado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

José Carlos, sua colocação parece mais um desabafo, se você detalhar um pouco mais talvez possamos te aconselhar.
Na minha opinião, contra a arrogância e a prepotência, não tem legislação que nos proteja, mas existem ações possíveis, que a médio e longo prazo, acabam por reverter a situação.
Um síndico arrogante não agrada a maioria, então, a mobilização pode não reelegê-lo ou mesmo, se houver algo errado, destituí-lo.
Por isso é importante que TODOS estejam cientes de sua responsabilidade ao escolher e eleger um síndico (ou qualquer outro cargo elegivel), votar em fulano, por que foi o único que se candidatou e contratar um síndico profissional fica mais caro que a isenção que esse síndico morador vai ter, não é a melhor escolha.
Temos que conhecer um mínimo quem vamos eleger para cuidar do nosso patrimônio, quem é, o que faz, como se relaciona no condomínio etc etc; mesmo assim, isso não nos dará garantia de não ter problema; agora, imagine votar num desconhecido total?!?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Jose

Como em qualquer democracia nos condomínios os lideres também são um reflexo dos eleitores. Se você nos disser do que se trata nós podemos te aconselhar melhor. Por enquanto procure o seu parlamentar (ou entre no site www.ocondominio.com.br) e manifeste seu apoio para a criação do PROCOND.

Eu avalio o que você está sentindo porque já tive uma síndica extremamente arrogante, ladra e que se vendeu tão bem para os trouxas da assembleia que levou uma grana do prédio. No meu caso entrei na justiça, mas pude bancar a causa.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Como sempre afirmo em perguntas com essa linha , "cada condomínio tem o síndico que merece, não só porque o elegeu democraticamente, como porque mantem o dito cujo na função"!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
José Carlos Trigo
José Carlos Trigo

Comentou há mais de 1 ano

Infelismente na maioria dos casos esses sindicos permanecem no cargo porque a grande maioria dos moradores não querem se indispor. Agindo assim condenam aos que desejam morar num prédio com ordem e ter que suportar esses despostas que se auto intutulam donos de prédio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

José, Educação, honestidade e caráter, vem de casa e do berço. Quem grita, não tem a coragem de falar e impor sua presença, quem olha com ares superiores, é tão pequeno que somente assim se faz notado e ainda de uma forma errada. se ele foi eleito, pode ser destituído. Todo e qualquer Síndico, não é Empregado do Condomínio e muito menos dono. O Síndico não é o Empregado, é o patrão, mas os outros condôminos são seus sócios. Ele tem tanto direito quanto você e tem muito mais obrigações, por ser o representante legal. Mas não é autoridade máxima. Uma assembléia e seus sócios podem destituí-lo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Nao José, ninguém é obrigado a ficar à mercêw de sindicos arrogantes. É só os moradores se reunirem e destituir o sindico.
Ele é obrigado a cumprir e fazer cumprir o regulamento. Se o que está no regulamento desagrada aos moradores, ele está certo em aplicar as penalidades previstas.

Uma andorinha sozinha não faz verão, então a mudança vem da união de todos os moradores.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

José Carlos,
De certa forma até concordo com o prezado, porque vários assuntos foram tratados muito subjetivamente e outros autoritáriamente.
Uma das virtudes, é não poder se perpetuar como Síndico por mais de 4 anos. Que muitos por meios de
procurações, e favorecimentos, chegavam a ficar como Síndico por dezenas de anos.
E ainda tinham a coragem de dizer que o cargo era isso ou aquilo, quando todos nós sabíamos qual era o desejo dos mesmos porque pelo prazer? pela isenção do Condomínio? Sindico não tem ordenado a não ser profissional, o que aliás já deveria a classe ter lutado há muito tempo para evitar-se o que vemos e inúmeros Condomínios.
Agora pelo menos se o Síndico, não for honesto, responde por crime civil e criminal. Basta os Condôminos deixarem de ser preguiçosos, irem as Assembleias, discutirem e se acharem corretos, demitam o Síndico, já que nem Sub síndico é mais necessário, e façam o que devam fazer: Se o Condômino não paga a cota, não é considerado como inadimplente e pode ser protestado e posteriormente ajuizado uma ação que poderá até perder o imóvel. Que Esse direito seja também contra os maus Síndicos, façam eles pagarem por todos erros, omissões, negligências.
É direito de um lado e também do outro.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sandro Araujo
Sandro Araujo

Respondeu há mais de 1 ano

A eleição existe justamente para eleger o síndico que você quer. Se ele foi eleito, a preferência dos moradores foi respeitada. Se não estão satisfeitos, 1/4 dos condôminos podem chamar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), apresentar motivos concretos e solicitar a destituição do síndico. Entenda-se por motivos concretos: administração incorreta, não prestação de contas, irregularidades. Caso contrário, é suportar o atual síndico e melhor sorte na próxima eleição.

Fonte: Código Civil Brasileiro

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.