O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Em condomínios mistos, qual taxa condominial as lojam são obrigadas a pagar?

Por Marcelo Aguiar Távora
Perguntou há mais de 1 ano

Amigos, acabei de assumir como síndico em um condomínio misto e sempre me perguntei: "por quê essas lojam pagam apenas 1/3 da taxa condominial se elas são as que mais consomem água?". Para vocês terem uma idéia, nós pagavamos R$ 500,00 mensais de água e, atualmente, pagamos R$ 1.132,00. As lojas são do ramo de: Cabeleireiro e Fábrica de Vidros. A fabricante de vidro consome água em excesso já que o processo de fabricação a obriga a isso.
Mas, voltando ao assunto: quando assumi já fiquei sabendo dessa taxa de 1/3. Li inumeras vezes a convenção e, em nenhum momento, ela se refere a essa diferenciação de taxas. Ela também não diz, em nenhum momento, que essas lojas serão isentas da taxa. E nem podem ser pq consomem da mesma água!
Nesse caso, partindo dessa premissa de que não há nada referente ao valor da taxa condominial a ser paga pelas lojas, podemos cobrar destes, o pagamento da taxa integral a partir de agora?
A situação dessa conta de água não está mais se sustentando.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Marcelo Aguiar Távora
Marcelo Aguiar Távora

Respondeu há mais de 1 ano

Ao mesmo tempo que lhes faço essa pergunta acima, lhes digo o que uma antiga moradora me falou sobre o assunto. Ela disse: "Eles pagam 1/3 porque foi um valor acordado...mas não tem nada em cartório....foi um acordo verbal". Contudo, meus amigos, esse acordo não se sustenta atualmente pois, essas lojas estao consumindo muita agua! Precisamos fazer algo. E eu preciso de orientações. Desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello

Respondeu há mais de 1 ano

Caro Marcelo, o rateio e suas especificações sempre devem constar na convenção, ou pelo menos decidido em assembléia. Juridicamente vc poderá cobrar o mesmo valor dessas lojas, mas adianto que não será a melhor solução, pois pode ser que com raiva eles nem sequer paguem o 1/3. Tenho dois conselhos: 1°) Convoque assembléia e com 2/3 dos condominos inclua o rateio correto, sempre pela correta proporção das unidades. 2°) Estude a possibilidade de individualizar a água de seu condomínio, pelo menos dessas lojas em questao, é uma solução DEFINITIVA, assim jamais vcs pagarão água por quem mais consome. Existem empresas especializadas, inclsive consulte aqui no site alguma dicas. Espero ter ajudado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

O que diz a convenção? se as lojas não estiverem isentas do pagamento das despesas ordinárias de rateio, cobre delas o condominio normal, com base na fração ideal, ou por unidade, se a convenção assim o definir.

Eu cobraria condominio integral.

Fonte: Luiz Leitão da Cunha

Assinatura: Luiz Leitão da Cunha
Atuação: Jardins, Av. Paulista, Itaim Bibi e Pinheiros.Solicite uma cotação: lmleitao@outlook.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.