O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Vilma

Quero saber se é obrigado laudo de engenharia, para trocar azulejos e piso do apartamento.

Por Vilma

Outras respostas (8)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde! Não há obrigatoriedade.

Target Administradora
Target Administradora

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Vilma


Para respaldar o síndico, Sim, aconselhamos que o mesmo solicite as documentações e o escopo dos serviços que serão realizados com a assinaturas dos senhores. Já vimos vários casos em que o morador disse realizar um serviço e posteriormente fazer algo totalmente diferente, ocasionando problemas estruturais.

Boa sorte


TARGET | Administradora de Condomínios LTDA
Tel: (11) 2896-1582 / (11) 95164-9457 (whatsapp)
E-mail: contato@targetadm.com.br
Site: www.targetadm.com.br
Facebook: @TargetCondominios

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo

Respondeu há mais de 1 ano

Vilma, laudo não, mas ART precisa.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva

Respondeu há mais de 1 ano

Vilma - Para executar este tipo de obra, não há a necessidade de ter laudo de um Engenheiro. Para evitar problemas com o síndico do seu condomínio, consulte a Prefeitura de São Paulo, é a única que poderá interditar a sua obra. 0k

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa

Respondeu há mais de 1 ano

OI VILMA!
SE SUA OBRA, SE RESUME SÓ A ESSES SERVIÇOS DESCRITOS, NÃO PRECISA DE LAUDO E NEM DE ART.
SÓ RECOMENDO AVISAR AO SÍNDICO QUE FARÁ UMA OBRA, ALÉM DE OBSERVAR A CONVENÇÃO E OS REGULAMENTOS INTERNOS, DO SEU PRÉDIO.

UM ABRAÇO!

Ricardo S
Ricardo S

Respondeu há mais de 1 ano

Vilma, bom dia.
A troca de azulejo e piso, demanda certos cuidados, e deve ser feito com profissionais, pois pode acarretar em consequências para os vizinhos, principalmente se ao trocar o piso do banheiro ou área molhada, danifique a manta ou não se faça a impermeabilização correta, posteriormente causara infiltrações no vizinho de baixo e infortúnios posteriores, cabendo ações jurídicas, dai a necessidade de contratar um profissional. Pois, como já ouvi, desculpas não bastaram! Esse profissional, Engenheiro ou Arquiteto, além de assinar uma ART, deverá acompanhar o serviço, e será seus olhos na execução e qualquer problema deverá ser acionado para repará-lo! Atente-se na hora de contratar, para a garantia do serviço, e esses detalhes.

Nilson Nunes
Nilson Nunes

Respondeu há mais de 1 ano

Se a retirada dos revestimentos não for por marteletes não há obrigatoriedade, entretanto, recomendo um plano de reforma elaborado por um profissional habilitado (engenheiro/arquiteto) para evitar que um dano já existente na parede do seu vizinho ou no teto do apartamento de baixo seja atribuído pela execução da sua obra.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.