O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Rafael Quadros

No meu condomínio síndico não é remunerado. A síndica quer levar a votação. O voto dela conta?

Por Rafael Quadros

Outras respostas (7)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha

Respondeu há 3 meses

O voto da sindica conta se ela for condomina.

Quanto à convenção, prevalece aquela que está registrada, pois a outra é mero documento em PDF, sem ata e sem registro. Alteração de convenção é bem complicada, requerendo a assinatura de todos os coproprietarios dentre os 2/3.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há 3 meses

Rafael desde o advento do código civil em 2003 a convenção não precisa mais ser registrada em cartório para ter valor entre os condôminos portanto se sua convenção de 2007 foi subscrita por 2/3 dos condôminos ela vale.

E a síndica, sendo condômina, vota.

Rafael Quadros
Rafael Quadros

Respondeu há 3 meses

Boa noite, Marisa

Obrigado pela resposta. A convenção de 2007 também não tem ata no site da administradora, porém o pdf completo existe, com os nomes dos condôminos presentes e as respectivas assinaturas. Foram 14/18 portanto quórum suficiente. Essa convenção vale mesmo sem ata? O que eu devo/posso fazer se a síndica e a administradora insistirem em seguir os regimentos da convenção mais antiga?

Caso tenha um email para contato, pode me procurar em rbot.quadros@gmail.com por gentileza, posso mostrar o pdf.

Obrigado,
Rafael

CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO

Respondeu há 3 meses

Se ela for condômina, conta sim.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva

Respondeu há 3 meses

Rafael a sua convenção em PDF é valida perante os condôminos do seu condomínio, mas nada impede dos condôminos presentes em assembleia, em sua maioria, votarem pelo pagamento da prestação de serviço da sindica local. Se acionarem a Justiça, a Jurisprudência, talvez, entenda como válida esta votação, afinal, ninguém poderá exigir que outro execute este tipo de serviço de graça. Vocês pode até questionar o pagamento e a votação, caso exista outro condômino para exercer a função de Síndico de GRAÇA, sem cobrança, não existindo a assembleia poderá decidir pelo pagamento, afinal, um condomínio não pode ficar sem um síndico. Quando a votação da Síndica é válida, porque ela é proprietária de um imóvel no local. Pensaria duas vezes antes de fazer valer esta convenção em PDF, sem registro em cartório, o que poderá prejudicar o seu condomínio quando este tiver que acionar um terceiro na Justiça. Registra a convenção nem que for em Cartório de Títulos e Documentos, se pretenderem continuar com ela. 0k

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.