O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Igor de Oliveira Valsichi

SACADA - ALTERACAO DE FECHADA

Por Igor de Oliveira Valsichi

Outras respostas (8)

Igor de Oliveira Valsichi
Igor de Oliveira Valsichi

Respondeu há mais de 1 ano

Mais uma informacao.... eu moro no 15o andar (num total de 19) ... muito mal da pra ver la de fora e nao tem predios na frente.... da rua mesmo longe só se ve meu forro gesso pois os 2,5m de profundidade da sacada nao deixa que veja dentro do apto

Rafael Corrêa
Rafael Corrêa

Respondeu há mais de 1 ano

Igor, em primeiro lugar, o andar do seu apartamento é o que menos importa, seja no térreo ou no último andar. Fachada é o todo.

No meu apartamento é algo parecido, sacada foi fechada com vidro fumê bronze e tinha uma porta-janela que a separava da sala. Quando comprei o apartamento unifiquei a sacada com a sala retirando esta porta ... porém somente a porta, sem mexer em paredes.

No meu condomínio foi autorizado ... porém já vi decisões que não consideram o vidro como alteração de fachada. Dá uma olhada nesse vídeo do Sindiconet, é bem interessante e trata exatamente disto: https://www.youtube.com/watch?v=LLrmAevuiqU

Igor de Oliveira Valsichi
Igor de Oliveira Valsichi

Respondeu há mais de 1 ano

Rafael, voce se refere ao vidro do "FECHAMENTO EM VIDRO DE SACADA" ou o vidro da "porta" que divide a sacada do apto, nao ser alteracao de fachada?

Acho que realmente o caso é parecido a nao ser pela parede no meio

No meu condominio esta autorizado o fechamento da sacada com vidros e cortinas/toldos tbm...

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Igor,
Boa noite!
Não só altera a facha como altera a área construída também, para fazer isso, se faz necessário que entre com um projeto de reforma junto a prefeitura, para depois ser feito estas reformas, corre o risco de multa e não é uma multa leve não, multa esta que vem a ser em torno de R$ 20,00 o m2, correndo o risco de ter mais multas envolvidas caso esta regularização não seja registrada e aprovada junto ao órgão municipal.
Estamos a disposição, nos envie um e-mail e retornaremos com uma proposta.
Abraços

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio

Respondeu há mais de 1 ano

Para completar as minhas informações acima, as sacadas, varandas não são áreas computaveis, após fechadas, passam a ser área computavel, muitos condôminos não sabem desta informação, so vão saber disso no momento de uma regularização ou fiscalização que pode ocorrer.
Por isso fiquem espertos ao fecharem as suas sacadas e varanda.
Abraço

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

Igor

seu caso é simples. A alteração de fachada já foi autorizada por assembleia, portanto voce pode tirar essa parede de dentro da sua propriedade.

É obvio que para resguardar direitos de outros proprietarios voce deve apresentar projeto aprovado de reforma na prefeitura da sua cidade.

Assim ninguem corre riscos e voce tem a sua casa do jeito que deseja.

Márcio Spimpolo
Márcio Spimpolo

Respondeu há mais de 1 ano

Igor, é importante verificar o que a sua convenção diz. Se ela não abordar esse assunto, paute-se pelo artigo 1336, do Código Civil:

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.