O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Responder pergunta

Adriana S. Dan

A partir de quando o novo sindico assume?

Por Adriana S. Dan

Outras respostas (6)

ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA

Respondeu há mais de 1 ano

Senhora Adriana
Bom Dia.
Se ficou determinado que o novo Síndico somente tomaria posse no dia l/12. Já deveria estar agindo.
O antecessor, não pode em hipótese alguma estar assinando nada, é usurpação de cargo.
Pegue a ata e mesmo sem estar registrada, vá aos Bancos e onde for necessária para provar que deste o dia 1/12-2011 quem passou a função de Síndico é a outra pessoa e que portanto qualquer documento que seu antecessor tenha assinado é NULO! A seguir vá a cartório, registre a Ata, porque essa é sua função e não do antecessor. para que não recaia sobre sí responsabilidades desde o dia l/12. Quanto a este antecessor, se não quiser lhe entregar a ata assinada pelo presidente e Secretario devidamente assinada, vá a uma delegacia e faça a denúncia e paralelo, convoque um Assembleia, mostrando aos presentes, a situação que está ocorrendo para ser transcrito os atos deste ex síndico que deverá assumir toda responsabilidade de danos que venha a ocasionar ao Condomínio.
Se possuir uma Administradora, peça que ela providencie estes assuntos de imediato da forma que melhor e mais rápida possível.
É o que tenho a sugerir.
Abraços.

Adriana S. Dan
Adriana S. Dan

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Antonio, eu sou a sindica anterior.
O novo sindico diz ter assumido o cargo no dia 1/12, mas nao registrou a ata no cartorio ainda, está mandando e desmandando no predio. A Administradora diz que eu nao posso me negar a assinar os cheques ja que juridicamente e legalmente para o banco eu ainda sou sindica

Adriana S. Dan
Adriana S. Dan

Respondeu há mais de 1 ano

Antonio, esqueci de mencionar, entregamos a ata para ele dentro do prazo de 8 dias conforme consta na convençao do condominio. Como a administradora diz que sou a sindica ainda "legalmente" estou quase chamando nova AGO para eleiçao de sindico!

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Aí aí...

A assembleia determinou que o síndico eleito em 18/11 fosse empossado em 01/12. Nada de anormal na conduta, SE VOCÊS NÃO ESTIVEREM NA PRAIA GRANDE.

Em tese, sua obrigação como a ex-síndica seria acompanhar que as coisas corressem a contento para, chegando no dia 01/12, a ATA já estivesse registrada. Isso não foi feito e a urgência era máxima, porque o cartório de Praia Grande (pelo menos no Boqueirão, Osni, não sei se tem outro) não leva menos de uma semana para registrar a ATA e olhe, lá, ficando em cima.

Percebe que mesmo tudo correndo às mil maravilhas o prazo era apertado? Porque o atual síndico não pode assumir perante terceiros sem a ATA registrada. Justamente por causa disso que na última assembleia que teve no meu prédio para troca de síndico eu já pedi (e minha assembleia topa) que ficasse consignado que o síndico que estava saindo continuaria assinando os cheques das despesas rotineiras até o efetivo registro da ATA e a mudança de assinatura no Banco. E foi foi uma ideia iluminada porque os pestes dos bancarios fizeram greve.

Só que no seu caso já se passou muito tempo. O conselho do Osni está corretíssimo, mas vai resolver só o seu problema, o condomínio fica na mão. E agora?

Não tem cartao com senha, ou pagamento pelo bank line? Eu faria pessoalmente o registro dessa ata e enquanto isso só assinaria a folha de pagamento em conjunto com o atual. E veja onde falhou tanto, essa demora não é razoável.

Boa sorte

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Adriana,
O sindico novo assume no dia seguinte ao da AGE, isto é, seu sidico novo deveria estar no c argo exercendo suas funções desde o dia 19/11.
Quanto ao sindico antigo assinar, ele precisa assinar justamente porque a ata nãofoi regisxtrada, mas não há obrigatoriedade de registro da ata então que el vá ao banco levand a ata e os documentos solicitados para ele poder assinar. Enquanto ele não pode o sindico antigo term que assinar para que o condominio tenha seus compromissos honrados.

As dívidas do sindico anterior terão que ser pagas sob pena de ser acionado juridicamente.
Se voc?es têm alguma prova de má administração, entre com asção contra op sindico, mas nção pode deixar de pagar os compormissos assumidos, porque o foram pelo responsável pelo condominio.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Turminha, nada de errado e é até rotina o síndico ser eleito num dia e assumir só no mês seguinte. Isso pode ficar determinado na assembleia ok? Então não existe irregularidade em ser eleito na assembleia de18/11 para tomar posse em 01/12.

E concordo com a posição não há, a rigor, necessidade da ATA ser registrada, mas se ela não for registrada o banco pode exigir assinatura de todos os presentes na assembleia com firma reconhecida. Advinha o que custa mais caro e leva mais tempo?

A falha já aconteceu, e também a Adriana sabe que deveria, porque síndica até 30/11, ficar em cima da administradora para registrar a ATA. Porque só ela ainda detinha o poder, o outro ainda não tinha assumido.

E como na briga entre o mar e o rochedo se estrepa sempre o marisco, agora ou "mar e rochedo" se entendem ou os marisquinhos (condôminos) vão ficar sem água por falta de quem assine um cheque.

Nao adianta caçar as bruxas, foquem no problema.

Axé

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.