NBR 5674: a bússola da gestão de manutenção predial

Entenda porque esse conjunto de diretrizes é tão importante para garantir saúde e vida longa do patrimônio.

Objetivo da norma

Estabelecer requisitos para a gestão do sistema de manutenção das edificações ao preservar características originais e prevenir perda de desempenho pela degradação dos sistemas.

Importância para o condomínio

01

Evitar desgaste prematuro dos materiais e futuros litígios em relação à construtora. Assim, com a manutenção certa, a vida útil do condomínio é alargada.

Como montar um plano de manutenção

04

-Quais equipes irão realizá-lo.

-Como vai executar o plano;

-Características do uso da eficação;

Elabore o documento com uma empresa especializada e analise:

Documentação da realização das manutenções

04

-Periodicidade da verificação do sistema.

-Sistema em que a manutenção será analisada;

-Nome do local;

Registre e comprove a realização das manutenções com:

Qual o grande desafio do síndico?

02

O mapeamento inicial! O plano de manutenção é multidisciplinar e incluir conhecer e observar equipamentos, parte estrutural, eletrônica, dados, etc..

Distribuição dos papéis, segundo a NBR 5674

-Pequenas intervenções.

-Planilhas;

-Pequenos testes;

A norma separa as atribuições das equipes. A Equipe de Manutenção Local é responsável por:

E a equipe da empresa capacitada?

04

Cuida de equipamentos industrializados, como: caldeira; geradores; elevadores; portas automatizada; câmeras e dados.

04

Peça fundamental da execução da norma, deve estar totalmente alinhado ao síndico, com o propósito de realizar a manutenção, ter muito claro o norte e o conjunto das atividades para executar.

Chama o zelador!

Vantagens da norma de manutenção

04

Reduz em até 40% os consertos, já que a Norma de Manutenção minimiza a manutenção corretiva. Ao contrário, será praticada a manutenção preventiva e preditiva.

Clique aqui e leia

Quer saber mais?
 Leia a matéria completa no site