8 erros fatais da   assembleia em   condomínio

A assembleia dos condôminos deve ser convocada de acordo com a lei e a Convenção, seguindo procedimentos para ser válida juridicamente. Por isso, fuja desses 8 erros fatais da reunião!

1

Despreparo

O síndico deve se preparar com antecedência para a assembleia com a administradora e a assessoria jurídica do condomínio. Os condôminos devem saber o tema da reunião com detalhes.

Deliberação de assuntos   gerais

É nula a deliberação de tema que não constar na ordem do dia. Assuntos gerais servem apenas para registrar comunicados.

2

Irregularidades na   convocação

Para não ter erro, observe os procedimentos legais e convencionais que precisam ser especificados para conhecimento dos moradores. Confira dicas para uma boa assembleia!

3

Falta de conhecimento

Toda assembleia precisa de um presidente ou secretário para conduzir os trabalhos. Portanto, é essencial que esta pessoa tenha.   conhecimento de condução de solenidade.

4

Comunicação falha

Deve ser clara, certeira, posicionada e agregadora. Além disso, saber ouvir os moradores é imprescindível.

5

Não tente definir tudo numa única reunião. Tente realizar várias assembleias durante o ano para diferentes temas. No máximo, trate de 5 itens por reunião.

Pauta extensa

6

Não faça enquetes durante a assembleia, já que não é ambiente para tal.

Enquetes

7

Como é um dos documentos mais importantes, elabore atas sucintas, diretas e com redação adequada. Distribua a mesma aos moradores.   Saiba como redigir!

Ata mal feita

8

• Má elaboração do edital de convocação;
• Inadimplente presente ou, pior, como presidente da reunião.

Outros erros

Assista ao vídeo!

Para saber mais detalhes sobre os erros fatais...